Estado realiza 2ª Jornada Pedagógica para professores da Educação de Jovens e Adultos

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizou na noite desta sexta-feira, 20, a 2ª Jornada Pedagógica para professores  da modalidade. O evento aconteceu no Instituto de Educação Lourenço Filho.

Cerca de 230 professores que ministram aulas para a EJA em 26 escolas de Rio Branco participaram da jornada. Além da capital, a jornada acontecerá nos outros 21 municípios.

Chefe do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Jessé Dantas fez a abertura da 2ª Jornada Pedagógica para os professores da EJA. Foto: Mardilson Gomes/SEE

De acordo com o chefe do Departamento de EJA, professor Jessé Dantas, a jornada tem como objetivo traçar novas estratégias e metodologias inovadoras para que o professor possa melhorar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. “Esse momento formativo é muito importante”, disse.

Trata-se, segundo ele, de uma reformulação, de uma nova roupagem, na medida em que a SEE segue as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE). “Esse processo formativo torna-se primordial no fazer pedagógico do professor e esse é o momento dele receber as orientações e tirar dúvidas”, afirmou.

Mais de 230 professores da EJA participaram da Jornada Pedagógica. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Com essas metodologias ativas é possível colocar o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o protagonista e sujeito da sua educação. Em Rio Branco, informa Jessé, o calendário da jornada é diferente em decorrência da alagação que aconteceu no início do ano.

A jornada pedagógica é realizada por meio de salas temáticas, onde o professor escolhe três para realizar o itinerário formativo. As salas são: pesquisa, texto jornalístico, debates, sala invertida, timeline, formulários, gameficação, processos de leitura, mapas mentais e estudos de caso.

Professores escolheram três salas do itinerário formativo. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A professora Geise Melo, que ministra aulas há 15 anos no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), destaca que esse é o momento de se trocar experiências, uma oportunidade de se qualificar ainda mais e de evoluir de forma positiva no ensino da EJA.

“Comecei a dar aulas no antigo Telecurso 2000, então a gente precisa inovar, ver novos conceitos e colocá-los em prática. E com essa política do novo ensino médio a gente precisa sempre se adequar e esses encontros nos trazem sempre atualizações”, fez questão de dizer.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter