Estado promove treinamento em reanimação neonatal para profissionais da saúde no Acre

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Rede Alyne, em parceria com a Sociedade Acreana de Pediatria, está promovendo o Curso de Reanimação Neonatal para recém-nascidos de 34 semanas ou mais, com o objetivo de qualificar profissionais que atuam diretamente no atendimento neonatal. O evento, realizado nesta quarta-feira, 26, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), das 8h às 18h15, terá duração de dois dias, finalizando no dia 27.

Rosimar Oliveira, enfermeira da Maternidade Bárbara Heliodora que participou da capacitação. Foto: Luan Martins/Sesacre

“Me sinto honrada em participar dessa qualificação, que nos permitirá oferecer uma assistência ainda mais qualificada aos nossos recém-nascidos”, agradeceu Rosimar Oliveira, enfermeira da Maternidade Bárbara Heliodora.

A capacitação terá duração de dois dias, com aulas teóricas e práticas, além de dinâmicas de avaliação. Foto: Luan Martins/Sesacre

A capacitação segue as diretrizes mais recentes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), abordando os cuidados essenciais com os recém-nascidos, como o aquecimento imediato, o aleitamento materno precoce e exclusivo e a prevenção de infecções. Além disso, o curso destaca a importância do monitoramento da respiração e circulação, especialmente em bebês prematuros ou de risco, com a recomendação de acompanhamento pós-alta para garantir o desenvolvimento saudável.

A assessora técnica em pediatria da Rede Alyne, Ana Isabel Monteiro, também foi instrutora do curso. Foto: Luan Martins/Sesacre

“Temos a intenção de capacitar 100% dos profissionais da maternidade que atuam na sala de parto, no centro cirúrgico e no atendimento essencial de triagem da maternidade. Esperamos dar continuidade aos programas e cursos oferecidos pela SBN e SBP em parceria com a Sesacre”, enfatizou a médica pediatra e assessora técnica em pediatria da Rede Alyne, Ana Isabel Montero.

Aulas práticas contaram com simulações realísticas na Ufac nesta quarta-feira, 26. Foto: Luan Martins/Sesacre

O curso aborda a reanimação neonatal imediata, fundamental no tratamento da asfixia perinatal, terceira maior causa de óbito infantil. Durante o treinamento, os participantes aprenderão como identificar recém-nascidos em risco e aplicar manobras de reanimação, ventilação com pressão positiva, massagem cardíaca e administração de medicamentos em situações críticas. A capacitação visa qualificar os profissionais para uma resposta rápida e eficiente, melhorando as chances de sobrevivência do bebê. Com o apoio de instrutores renomados e simulações realísticas, a qualificação busca reduzir a morbimortalidade neonatal e preparar as equipes para emergências de forma qualificada.

Raphaella Lobato, gerente do Sistema Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC). Foto: Luan Martins/Sesacre

“Somos uma maternidade de referência no estado do Acre, atendendo não só os estados vizinhos, mas também países que fazem fronteira com o Brasil. Recebemos gestantes de alto risco, o que torna fundamental a capacitação contínua de nossa equipe, garantindo que estejamos preparados para oferecer o melhor atendimento a recém-nascidos em situações de emergência”, acrescentou Raphaella Lobato, gerente do Sistema Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC).

Durante as dinâmicas, cada instrutor direcionava e acompanhava um grupo de alunos. Foto: Luan Martins/Sesacre

Os óbitos neonatais, que ocorrem nos primeiros 28 dias de vida, têm a asfixia perinatal como uma das principais causas, frequentemente associada à falta de oxigênio durante o parto. Fatores como compressão do cordão umbilical, parto prolongado ou distócia, entre outros, podem desencadear essa condição. A solução imediata para a asfixia perinatal é a reanimação neonatal, que inclui manobras como ventilação com pressão positiva, massagem cardíaca e administração de medicamentos.

O coordenador da Rede Alyne, Walber Carvalho, reforçou a importância da capacitação para a redução da mortalidade infantil. Foto: Luan Martins/Sesacre

O treinamento adequado dos profissionais de saúde é fundamental para garantir uma resposta rápida e eficaz, reduzindo os óbitos neonatais.
Walber Carvalho, coordenador da Rede Alyne, ressaltou a importância da preparação para a resposta rápida.
“Quando o bebê nasce com apneia, é possível salvá-lo com a reanimação, usando balão autoinflável nos primeiros 60 segundos de vida. Esse será um dos momentos-chave da aula prática, capacitando os profissionais que atuam no parto e nascimento do Complexo SASMC em Rio Branco. Nosso objetivo é reduzir a mortalidade infantil, com ênfase no cuidado neonatal, conforme as diretrizes da Rede Alyne, e garantir que a resposta à emergência seja rápida e eficiente, evitando a morte neonatal e a desestruturação de famílias que aguardam ansiosamente o nascimento de seus bebês”, destacou.

Os alunos receberão certificados de conclusão do curso pela SPB, com presença integral e alcance de nota acima da média como requisito. Foto: Luan Martins/Sesacre

O curso é uma resposta direta às necessidades de qualificação dos profissionais de saúde, com o objetivo de melhorar a assistência neonatal e contribuir para a redução da mortalidade precoce no estado do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags:

plugins premium WordPress