Empoderamento

Estado promove moda sustentável e empreendedorismo feminino 

Por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres do Acre (SEASDHM), o governo do Acre promoveu o Encontro das Brecholeiras e a Feira das Cores Acreanas, nesta quinta-feira, 15, na sede da pasta.

O evento contou com a venda de roupas de brechó, artesanato, cerâmica, plantas, comida e bingo. Foto: Franklin Costa/SEASDHM

O evento é articulado pelo Movimento Feira Livre e pelo Encontro das Brecholeiras do Acre, fomentando a sustentabilidade, moda acessível e o empoderamento de pequenos empreendimentos.

A ação faz parte da agenda estadual dos 16 Dias de Ativismo, campanha mundial de mobilização que se volta para ações de conscientização sobre a erradicação da violência doméstica e mecanismos legais para coibir a violência de gênero. A Diretoria de Mulheres participou presencialmente com a disponibilização de atendimentos do Ônibus Lilás, com serviços de assistência social, atendimentos psicológicos e jurídicos.

“É bonito ver essa mobilização de talentosas mulheres celebrando a força feminina, a vida e a economia sustentável”, prestigia Ana Paula Lima, titular da SEASDHM. Foto: Franklin Costa/SEASDHM

Uma das participantes da feira é Izabella Rodrigues, uma jovem empreendedora de 10 anos, que desenvolve acessórios feitos à mão. Expondo itens como brincos, colares e pulseiras, a jovem conta: “Uma amiga me ensinou a fazer bijuterias e eu peguei gosto por fazer arte com minhas próprias mãos. Essa é minha segunda participação e tenho gostado bastante da experiência”.

Desde maio, Izabella iniciou suas vendas de maneira online, por meio da sua página no instagram @use.izabjus. Foto: Franklin Costa/SEASDHM

Gelly Café, idealizadora do encontro, conta que após participar de eventos como esse em Brasília, se inspirou em articular ações similares em Rio Branco. “Além da SEASDHM, contamos com a sempre bem-vinda parceria da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet). Esse apoio prestado pelo Estado é essencial para desenvolvermos as nossas atividades de moda consciente, além de propiciar autonomia e comunhão entre mulheres”, elucida.

Gelly conta que a mobilização movimenta mais de 150 pessoas, com a exposição de 60 empreendimentos. Foto: Carlos Alexandre/SEASDHM

Com o apoio da Seet e da Fundação Elias Mansour (FEM), o próximo Encontro das Brecholeiras será realizado nos dias 17 e 18 de dezembro, das 14h às 21h, na Concha Acústica.