Com a participação de produtores rurais de diversos municípios do Acre, nesta quinta-feira, 3, o governo do Estado promoveu um circuito de palestras sobre cafeicultura no Parque de Exposições Wildy Viana.
A ação faz parte da programação da Expoacre 2023 e reuniu agricultores, técnicos e acadêmicos, na busca de promover conhecimento de qualidade e inovação voltado para o cultivo de café.
Com profissionais renomados em suas áreas de atuação, foram abordados e discutidos assuntos como o manejo dos cafés robustas amazônicos; o uso da tecnologia de drones; os cafeeiros produzidos na Amazônia e a produção de cafés especiais.
A engenheira agrônoma da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Michelma Lima, destacou: “Estamos vivendo um momento crescente para a cafeicultura e isso é reflexo da união de instituições próximas aos produtores rurais, todos em busca da expansão do mercado”.
Um dos palestrantes foi Marcelo Curitiba, pesquisador da Embrapa Café no Sudeste do país, em Espírito Santo. Em sua palestra, o profissional discorreu sobre as robustas amazônicos, cafés de sabor e aroma diferenciados produzidos a partir de boas práticas de produção, com viés ecológico e associado à valorização do trabalho em comunidade.
“Essa união em prol da cafeicultura já acontece há algum tempo e agora está começando a dar frutos, graças ao poder público como promotor do desenvolvimento, possibilitando avanços de maneira sustentável”, valoriza o pesquisador.
O produtor rural Raimundo Honório da Silva trabalha com mandiocultura em Xapuri e apreciou os conhecimentos ofertados: “Trabalho com o cultivo da mandioca, mas estou aberto a agregar valor e expandir meu conhecimento com a produção de café. Aprendizagem nunca é demais. Passamos para a frente, beneficiando outros produtores”.