Estado promove atividade cultural dedicada à população idosa na Expoacre

Dança, música e muita diversão para a população idosa foi o tema da 4ª noite de Expoacre, realizada nesta terça-feira, 3, em Rio Branco, no estande da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).

Banda Senadinho animou a noite no estande da SEASDH. Foto: Carolina Torres/Secom

A ação faz parte da programação da Expoacre e aborda a valorização da pessoa idosa, a promoção de cidadania e bem-estar, além da garantia de direitos e divulgação do Estatuto da Pessoa Idosa.

SEASDH apresenta diversas políticas em todas as noites de Expoacre. Foto: José Caminha/Secom

Outros temas abordados foram o Centro de Referência de Direitos Humanos, o cofinanciamento com os municípios e os serviços de abordagem social.

A ação teve como anfitriã a chefe da pasta e vice-governadora Mailza Assis, que destacou que as ações da secretaria informam e oferecem entretenimento e atenção para os cuidados com a população idosa.

Mailza Assis participou das atividades da SEASDH. Foto: José Caminha/Secom

“É essencial proporcionar formas de diversão e inclusão para os idosos, pois é fundamental que eles tenham outras ocupações e se distraiam. A Secretaria de Assistência Social realiza um trabalho especial voltado para isso”, ressaltou a gestora.

Além disso, a equipe técnica da SEASDH distribuiu livros informativos e, com os idosos, trabalhou na conscientização de mais pessoas, especialmente as que fazem parte do grupo sobre o Estatuto da Pessoa Idosa.

Foram realizadas ações de abordagem social com o público da feira. Foto: Carolina Torres/Secom

“Estamos promovendo campanhas, para que os idosos conheçam seus direitos, especialmente em casos de violência patrimonial e emocional por parte de familiares. Essas campanhas visam orientá-los sobre onde buscar apoio e como garantir que sejam reconhecidos como seres humanos com plenos direitos, permitindo que vivam melhor” explicou a chefe da Divisão de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, Kely Pessoa.

Entretenimento para os idosos foi a principal ação realizada no estande da SEASDH na noite desta terça, 3, na Expoacre. Foto: Carolina Torres/Secom

“Pra mim, está sendo bom demais, é como se eu tivesse 15 anos de novo, porque, quando entrei nesse grupo, eu estava lá no fundo do poço. Tinha perdido dois filhos em um intervalo de seis meses, então, me encontrei no meio desse grupo”, relata a aposentada Antônia de Oliveira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter