Estado planeja atender mais de 13 mil alunos com kits da agricultura familiar

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Merenda Escolar, planeja uma grande ação de distribuição de alimentos oriundos da agricultura familiar aos estudantes do ensino médio, beneficiárias do Bolsa Família, nas quatro regionais do estado.

A ação está sendo preparada em parceria com a Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa) e deve atender mais de 13 mil alunos nas regionais do Alto e Baixo Acre, Purus, Tarauacá/Envira e Juruá.

Os kits estão sendo montados com os alimentos da agricultura familiar adquiridos para a merenda escolar da rede estadual de ensino e para evitar que se estraguem, pois ainda não há uma data confirmada para o retorno às aulas.

“Foi uma determinação do governador Gladson Cameli e do secretário Mauro a realização dessa ação, pois além de ajudar os alunos a terem ganho nutricional, também ajuda os produtores das cooperativas agrícolas para que não percam seus produtos”, explicou o professor Mauro Moura, chefe da Divisão de Merenda Escolar.

Ação vai atender mais de 13 mil alunos do ensino médio com kits da agricultura familiar Foto: Arquivo Secom/Neto Lucena.

Os kits são compostos por frutas, legumes, farinhas, frango, produtos lácteos, doce de banana, polpas de frutas, temperos e ainda o kit verde que contém alface, couve, cebolinha, coentro e chicória.

A Divisão de Merenda Escolar montou um guia para as cooperativas que fornecem os produtos da merenda escolar, com a lista das escolas contempladas e a quantidade de produtos a serem entregues.

“Trata-se de uma ação da mais alta importância, porquanto visa atender as famílias carentes de estudantes não contempladas na primeira ação assistencial e que, com certeza, estão passando pelas mesmas carências e dificuldades das famílias do primeiro público beneficiado com as cestas básicas, ou seja, as famílias dos alunos do ensino fundamental”, pontuou o secretário-adjunto de educação, Márcio Alves.

Alves destacou que os alimentos serão distribuídos por meio de cooperativas formadas por grupos da agricultura familiar, de forma que tal ação acaba por, indiretamente, favorecendo os trabalhadores rurais que estavam tendo problemas na venda de seus produtos por conta da pandemia.

As escolas de Rio Branco inseridas na ação são as seguintes: Escola Jovem Boa União, José Ribamar Batista, Armando Nogueira, Glória Peres, Instituto de Educação Lourenço Filho, Humberto Soares da Costa e Sebastião Pedrosa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter