Estado orienta secretarias de Saúde em relação às ações de combate à Covid-19

Com o objetivo de conter a disseminação do vírus e levar informações para a população, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), está desenvolvendo nos municípios o plano de ação Força Tarefa de Educação em Saúde para Prevenção da Covid-19.

Para fomentar as ações de educação e mobilização social, uma equipe composta por técnicos da Educação, Saúde e Atenção Primária da Sesacre atuou na última semana nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia.

Durante as reuniões com os gestores municipais e equipes de saúde dos dois municípios, foram repassadas atividades de prevenção que estão sendo realizadas e precisam ser fortalecidas.

A equipe também acompanhou o trabalho realizado nas unidades dos municípios Foto: cedida

Foi observado in loco o funcionamento das unidades de referência na Atenção Primária para atendimento aos pacientes com suspeita da Covid-19, e se essas unidades estão funcionando de acordo com o que preconiza o Plano de Contingência Nacional do Ministério da Saúde e do documento orientador do Departamento de Atenção Primária Políticas e Programas Estratégicos (Dape).

O objetivo é fortalecer o trabalho desenvolvido nos municípios com relação à orientação dada à população Foto: cedida

“Nós fizemos reunião com os secretários dos municípios de Xapuri, Brasileia e Epitaciolândia. E um encontro na barreira sanitária que está instalada na entrada de Xapuri para rever as estratégias a serem utilizadas no município”, explicou a técnica da Atenção Primária, Maria do Carmo Guimarães.

Plano de Ação

O governo considerou a necessidade do plano de ação devido ao crescente número oficial de casos da Covid-19 no Acre. Elaborado pelo Dape e Divisão de Educação em Saúde em parceria com a Vigilância Sanitária Estadual (Visa) o plano de ação intitulado Força Tarefa de Educação em Saúde para Prevenção da Covid-19 tem como objetivo dar suporte a todos os municípios.

“O Dape está desenvolvendo ações junto aos municípios que ainda não apresentam casos da Covid-19. O objetivo da ida dos técnicos a esses municípios é justamente fortalecer as orientações que vêm sendo dadas dentro do documento orientador do Ministério da Saúde e o documento orientador também que foi feito pelo Dape e pelos técnicos de cada área. Principalmente, os cuidados com relação aos idosos do grupo de risco com relação à doença”, enfatizou a técnica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter