Diariamente, mais de 50 servidores e voluntários estão atuando na montagem dos kits de alimentos, limpeza, higiene e roupas a serem distribuídos para as famílias afetadas pelas enchentes.
“Nesse momento, o que mais estamos precisando é de cestas básicas e massa para fazer para as crianças, porque está aumentando o número de famílias desabrigadas e crescendo cada vez mais o número de atendimentos. O que chegar será muito bem-vindo. Estamos precisando que a comunidade abrace essa causa para que consigamos alcançar a todos os que necessitam”, relata Nágila Rocha, chefe do setor de Habitação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd).
As doações estão sendo recebidas pelos voluntários, das 8h às 20h, no Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), localizado no centro de Rio Branco que é o ponto oficial de coleta do Estado. Após o recebimento, as equipes realizam a triagem e organizam cada item por local de armazenamento.
No caso das roupas e sapatos, a equipe do cerimonial do Estado junto aos servidores e voluntários realizam um trabalho minucioso, em que os itens são verificados se estão aptos a doação, catalogados por idade, separados de acordo com os tamanhos e armazenados de maneira correta para que se evite extravios.
Vale ressaltar que o CEBRB é apenas o ponto de coleta dos donativos. Doações como colchão, farinha, leite, fraldas descartáveis e geriátricas também podem ser entregues no local.
“Itens de limpeza como água sanitária, desinfetante, sabão, vassoura, balde são de suma importância neste momento, pois muitas famílias estão retornando para suas casas e necessitam desse recurso, além de kit de higiene para bebês, pois muitas mães perderam tudo e precisam desse auxílio”, acrescenta Nadla Rocha.
A entrega destes itens para as pessoas que estão nos abrigos é feita pela equipe responsável por cada abrigo do Estado, que, após avaliar as necessidades, faz o pedido conforme a demanda e precisão das famílias.
O governo do Acre levantou a campanha Juntos pelo Acre e a secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd), de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Casa Civil e demais instituições do governamentais estão atuando para arrecadar e garantir a assistência a essas famílias.