monitoramento

Estado notifica mais um caso suspeito de monkeypox em Rio Branco

A Secretaria de Eatado de Saúde (Sesacre), por meio do Centro de Intervenções Estratégicas em Vigilância Sanitária (Cievs), notificou nesta terça-feira, 11, mais um caso suspeito de monkeypox na capital Rio Branco.

No total, já são 29 casos notificados no estado, sendo 1 confirmado, 23 descartados, 4 suspeitos e um com perda de seguimento. É considerado perda de seguimento, o caso que não tenha registro de vínculo epidemiológico; Aquele em que paciente não realizou a coleta de exame laboratorial ou fez, mas a amostra foi inviável; que teve resultado inconclusivo, ou ainda aquele que não teve oportunidade de nova coleta de amostra laboratorial 30 dias após o início da apresentação dos sintomas.

O que é a doença:

A monkeypox, também chamada de varíola dos macacos, é uma doença zoonótica viral, transmitida para humanos por meio do contato com animal, humano infectado ou material corporal humano contendo o vírus. Ela foi considerada emergência de saúde pública global, em 23 de julho deste ano, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sintomas:

Erupções cutâneas, lesões em mucosas, febre, dor de cabeça, inchaço dos linfonodos (ínguas), dores nas costas, dores musculares e fadiga.

O que fazer em caso de suspeita:

O atendimento para casos suspeitos está disponível em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A rede conta com insumos para coleta de amostras das leões cutâneas para análise laboratorial .