economia

Estado lança ordem de serviço para revitalização do Parque Industrial

“Um estado forte começa por um setor privado forte. O governo não consegue absorver toda a massa de trabalhadores, precisamos do empresariado forte para dar emprego e renda para as pessoas”. Essa foi uma das falas do secretário Anderson Abreu, titular da Secretaria de Estado de Industria, Ciência e Tecnologia (Seict), durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço da revitalização do Parque Industrial, realizada na tarde de quarta-feira, 17, em Rio Branco.

Secretário Anderson Abreu discursando durante o evento. Foto: cedida.

O evento contou com a presença de várias autoridades do governo do Estado, tendo a Seict a representação, além do secretário, dos diretores Érisson Calixto, Weruska Bezerra e Rosemberg Aguiar. Também estavam presentes o secretário de Estado da Fazenda, Rômulo Grandidier; o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), Petrônio Antunes; José Adriano Ribeiro, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac); N. Lima, presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco; e o empresário Celestino Bento, entre outras autoridades e representantes do setor das indústrias.

A obra é um importante passo para o desenvolvimento do setor industrial acreano, contribuindo para dar maior segurança para empresários e trabalhadores. A reforma envolve três frentes: Prefeitura de Rio Branco (iluminação), Deracre (pavimentação) e Seict, que atua com o montante de R$1.466.769,04, obtidos por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e executado pelo Consórcio Aquiri e Adinn.

A expectativa de conclusão da revitalização do Parque Industrial de Rio Branco é de três meses, envolvendo as seguintes etapas: estruturação de um novo pórtico, com cobertura em estrutura metálica e guarita em alvenaria, gradil na parte frontal e mureta com grades de metalon, alambrados nas laterais: muretas com telas e muro nos fundos na divisa com a Cidade do Povo.

Representantes do Estado, Prefeitura e classe empresarial reunidos no evento. Foto: cedida

O discurso do secretário Anderson Abreu vai ao encontro do pensamento do governador Gladson Cameli, que desde o início de sua gestão tem dado especial atenção ao setor industrial, e por meio da Seict alcançou bons resultados, como a Nova Lei de Incentivo Fiscal, o Programa de Recuperação Fiscal do ICMS (em parceria com a Sefaz), e o aumento significativo das compras governamentais em 2020, entre outros, com vários projetos importantes previstos para este ano.

Maquete virtual do novo pórtico do Parque Industrial dee Rio Branco

A revitalização do Parque Industrial é mais uma iniciativa do Estado para fomentar  o setor industrial, mostrando que o governo investe em todos os segmentos produtivos. O objetivo da gestão estadual é, num futuro próximo, transformar o espaço em Condomínio Industrial, para que os próprios empresários possam gerir o Parque Indústria com autonomia. As tratativas para isso estão programadas para os próximos meses, logo após a conclusão da revitalização.

O que eles dizem

“Por conta dos problemas causados pela pandemia da Covid-19, as obras acabaram paralizadas, mas com o comprometimento de toda a equipe, enfim nosso objetivo saiu do papel. Muito em breve, queremos transformar o Parque objetivando reduzir custos em estoques, transporte e facilitar a integração entre os parceiros com o Condomínio Industrial. Com o apoio de todos, podemos muito mais, desenvolvendo nosso estado e potencializando todas as suas qualidades”
Anderson Abreu
titular da Seict
“Essa obra vai nos ajudar muito, a infraestrutura vai facilitar nosso trabalho. O investidor ver o Parque Industrial bem cuidado facilita para nós na hora de fechar o negócio.”
celestino
Celestino Bento
empresário
“Agradecemos o Estado por mais esse investimento no setor industrial. Nós acompanhamos de perto as ações do poder público, e reconhecemos a importância dessa revitalização, que considero como importante primeiro passo para novos projetos.”
IMG-20210317-WA0484
José Adriano Ribeiro
presidente da Fieac
“Parabenizo o secretário Anderson Abreu e corpo técnico da Seict por conseguir essa licitação em meio a pandemia em que vivemos. Sabemos das dificuldades do período, mas reconhecemos o esforço para dar a infraestrutura necessária para que a indústria se desenvolva no estado”
IMG-20210317-WA0485
Petrônio Antunes
diretor do Deracre
“O papel do Estado é dar a infraestrutura para que os empresários possam desenvolver seu trabalho, e é isso que faz o governo de Gladson Cameli através das secretarias. Atuamos juntos por um Acre cada vez mais forte e desenvolvido”
romulo
Rômulo Grandidier
titular da Sefaz
“Essa iniciativa é importantíssima pelo momento em que passamos, principalmente com a insegurança que temos no Parque Industrial.”
IMG-20210317-WA0486
N Lima
presidente da Câmara de Rio Branco