“Um estado forte começa por um setor privado forte. O governo não consegue absorver toda a massa de trabalhadores, precisamos do empresariado forte para dar emprego e renda para as pessoas”. Essa foi uma das falas do secretário Anderson Abreu, titular da Secretaria de Estado de Industria, Ciência e Tecnologia (Seict), durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço da revitalização do Parque Industrial, realizada na tarde de quarta-feira, 17, em Rio Branco.
O evento contou com a presença de várias autoridades do governo do Estado, tendo a Seict a representação, além do secretário, dos diretores Érisson Calixto, Weruska Bezerra e Rosemberg Aguiar. Também estavam presentes o secretário de Estado da Fazenda, Rômulo Grandidier; o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), Petrônio Antunes; José Adriano Ribeiro, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac); N. Lima, presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco; e o empresário Celestino Bento, entre outras autoridades e representantes do setor das indústrias.
A obra é um importante passo para o desenvolvimento do setor industrial acreano, contribuindo para dar maior segurança para empresários e trabalhadores. A reforma envolve três frentes: Prefeitura de Rio Branco (iluminação), Deracre (pavimentação) e Seict, que atua com o montante de R$1.466.769,04, obtidos por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e executado pelo Consórcio Aquiri e Adinn.
A expectativa de conclusão da revitalização do Parque Industrial de Rio Branco é de três meses, envolvendo as seguintes etapas: estruturação de um novo pórtico, com cobertura em estrutura metálica e guarita em alvenaria, gradil na parte frontal e mureta com grades de metalon, alambrados nas laterais: muretas com telas e muro nos fundos na divisa com a Cidade do Povo.
O discurso do secretário Anderson Abreu vai ao encontro do pensamento do governador Gladson Cameli, que desde o início de sua gestão tem dado especial atenção ao setor industrial, e por meio da Seict alcançou bons resultados, como a Nova Lei de Incentivo Fiscal, o Programa de Recuperação Fiscal do ICMS (em parceria com a Sefaz), e o aumento significativo das compras governamentais em 2020, entre outros, com vários projetos importantes previstos para este ano.
A revitalização do Parque Industrial é mais uma iniciativa do Estado para fomentar o setor industrial, mostrando que o governo investe em todos os segmentos produtivos. O objetivo da gestão estadual é, num futuro próximo, transformar o espaço em Condomínio Industrial, para que os próprios empresários possam gerir o Parque Indústria com autonomia. As tratativas para isso estão programadas para os próximos meses, logo após a conclusão da revitalização.
O que eles dizem