Estado investe R$ 4,2 milhões para manutenção de ramal na comunidade Nova Cintra em Rodrigues Alves

Mais de três mil famílias serão beneficiadas com a obra de manutenção do ramal Paraná dos Mouras, na comunidade Nova Cintra, município de Rodrigues Alves. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), vem realizando obras para melhorar as condições de vida das pessoas que moram nas unidades de conservação e também próximo a essas áreas.

Equipe da Sema no Juruá visita a obra do ramal Paraná dos Mouras, em Rodrigues Alves Foto: Cedida

As ações são realizadas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (PDSA II/BID). A equipe da Sema de Cruzeiro do Sul visitou, no município de Rodrigues Alves, a obra que vai proporcionar o escoamento dos produtos não madeireiros, com destaque para a cadeia de valor do murmuru.

Dentro da comunidade, a Cooperativa dos Produtores de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Nova Cintra (Coopercintra) movimenta a economia local com a coleta e processamento do murmuru, o que significa, em média, 200 toneladas por ano. Após a coleta, o fruto é processado e transformado em sabonete, sabão e manteiga, usados principalmente para fabricação de cosméticos.

Processo de catação da amêndoa e da casca realizado após a quebra do murmuru seco Foto: Arquivo Sema

A Coopercintra também recebe apoio do Estado, por meio da Sema. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, destacou que a obra melhora a vida das pessoas e reduz a pressão sobre o desmatamento. “Melhorar a condição financeira das pessoas que moram próximo a florestas é fundamental para reduzir o desmatamento. Com a manutenção do ramal, os produtos poderão ser escoados com mais facilidade, agregando valor e gerando emprego e renda nas florestas”, disse.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter