Estado investe R$ 3,2 milhões em sistema de comunicação na Segurança Pública

O secretário de Segurança Pública reuniu todos os operadores em comunicação do Sistema Integrado em Segurança Pública (Sisp) para esclarecer como, porque e quando o novo sistema será implantado (Foto: Assessoria Sesp)

O secretário de Segurança Pública reuniu todos os operadores em comunicação do Sistema Integrado em Segurança Pública para esclarecer como, por que e quando o novo sistema será implantado (Foto: Assessoria Sesp)

A Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sesp) está investindo R$ 3,2 milhões em um novo sistema de comunicação. Sai o sistema analógico, com frequência de 174 a 180 e vulnerável a interferências externas, e entra o sistema digital, com frequência de 380, que traz confiabilidade e cobertura total de Rio Branco, podendo ser ampliado de acordo com as demandas. Os recursos são precedentes de convênios com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Na manhã de quarta-feira, 3, o secretário de Segurança Pública reuniu todos os operadores em comunicação do Sistema Integrado em Segurança Pública (Sisp) para esclarecer como, por que e quando o novo sistema será implantado. Gestores do Detran, Iapen, Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil gerenciam suas demandas e, dentro do que está contemplado no projeto, cada um definirá suas funções  dentro do sistema integrado, de forma a não haver falta de comunicação entre as forças policiais.

Com a criação do Programa do Governo Federal Estratégia Nacional de Segurança Púbica nas Fronteiras (Enafron), todos os Estados contemplados terão uma estação de rádio digital, melhorando consideravelmente as comunicações mesmo nas regiões mais remotas.

Na reunião foram esclarecidas dúvidas sobre operações, qualificação, capacitação, custos e tudo mais relacionado ao assunto. Por determinação da Senasp, até 2016 será abolido o sistema de comunicação policial pelo sistema analógico em todo o país.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter