Estado implementa Programa Protagonismo Colaborativo para entidades no Juruá

Uma das principais propostas da gestão pública é melhorar a qualidade de vida da população, em todos os aspectos. Assim, o governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e do Governo (Segov), está  implementando o Programa Protagonismo Colaborativo na região do Vale do Juruá, com o propósito de dialogar com o terceiro setor, que é composto por cooperativas, associações e sindicatos.

Seict e Segov reúnem-se com entidades no Juruá. Foto: cedida.

Também foi proposta a construção de um plano de desenvolvimento social e microeconômico, elaborado de forma colaborativa e participativa; e o apoio na regularização, formação e capacitação de lideranças e entidades para estabelecer melhor condição institucional, permitindo uma atuação mais consciente e planejada, com acesso a mecanismos de apoio e fomento de captação de recursos.

Para João Anastácio Neto, presidente de uma das cooperativas de criação de animais, o programa é de extrema importância, pois cria um diálogo com a Seict.

“Estamos felizes com esse programa e essas articulações, pois isso dinamiza a produção. Nossa cooperativa já tem dois frigoríficos que o governo construiu e nós garantimos o abastecimento de todo o Vale do Juruá, gerando renda e alimento para a população”, destacou.

Programa Protagonismo Colaborativo beneficiará cooperativas em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

“Com esta etapa do Programa Protagonismo Colaborativo, podemos realizar um verdadeiro mapeamento das entidades existentes e conhecer melhor o papel que cada uma se propõe. Muito gratificante estar atuando nesta linha, pois o processo colaborativo pode muito contribuir com o cumprimento de metas de gestão. Por isso, nossa preocupação em tê-las regularizadas”, destacou Assurbanipal Mesquita, titular da Seict.

Segundo Alysson Bestene, secretário de governo, “a gestão está empenhada em ajudar as entidades do terceiro setor e, para que possam exercer seu papel social, elas precisam estar regularizadas”, enfatizou.

Para Alcy Costa, coordenador do Núcleo da Seict em Cruzeiro do Sul, “é um  grande gesto do governador reconhecer a importância do terceiro setor, pois essas entidades desenvolvem um trabalho exemplar, que beneficia muita gente, de diversas classes sociais, e que agora terá oportunidade de se articular  com o poder público”, observou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter