benefício

Estado implanta central de regulação em Tarauacá e Feijó

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), implantou duas centrais de regulação, uma em Feijó e outra em Tarauacá. A partir de agora, os pacientes poderão ter seus agendamentos realizados no município onde residem. As equipes do Complexo Regulador, que cuidam dessa parte de programar consultas e cirurgias, estão trabalhando para que o sistema seja implantado na regional do Juruá.

Municípios passam a ter o controle de sua quantidade de vagas para cirurgias especializadas e exames de imagem. Foto: Danna Anute

O sistema funciona da seguinte maneira: o próprio município tem o controle da quantidade de vagas que ele possui para encaminhar os pacientes às consultas especializadas e exames de imagem, e isso facilita a organização e o atendimento ao cidadão, que não depende mais do Complexo Regulador, não precisando se deslocar até a Rio Branco.

“Estamos trabalhalndo para que todos os municípios da regional do Juruá façam a adesão das centrais municipais. O Baixo e o Alto Acre já fizeram, todos as cidades possuem esse sistema. Já no Juruá, recentemente Feijó e Tarauacá aderiram”, destacou a gerente do Complexo Regulador, Ana Cristina Messias.

As centrais de regulação ficam localizadas na prefeitura de cada município, bastando que o cidadão vá até lá e realize o seu agendamento, portando as documentações necessárias como encaminhamento médico e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).