Compromisso

Estado garante transporte escolar na zona rural de Cruzeiro do Sul

“Antes, a gente faltava aula, perdia prova e perdia apresentações de trabalho”. Essa angústia sofrida foi relatada pelo estudante Roney Silva Azevedo, da Escola rural de Ensino Médio Juarez Ibernon, localizada na BR 364, zona rural do município de Cruzeiro do Sul.

A tristeza de ontem é a felicidade de hoje. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) está entregando, somente para as escolas rurais do município, sete novos ônibus que irão atender os mais diversos ramais. Neste momento, o veículo entregue atenderá, além da Juarez Ibernon, também a Escola Santa Rita.

Um dos ônibus escolares atenderá a Juarez Ibernon Foto: Stalin Melo

Como explica a coordenadora administrativa do núcleo da SEE em Cruzeiro do Sul, professora Michele Silva, “são ônibus novos que não darão problemas e atenderão a comunidade por muito tempo e garantirão que os alunos cheguem até a escola, porque 99% deles usam o transporte para chegar à escola”, disse.

Ao todo, serão, somente nesta comunidade do ramal do Cabo, 80 alunos sendo atendidos pela parte da manhã e 90 alunos sendo atendidos na parte da tarde. “Essa conquista aqui em Cruzeiro do Sul é fruto do esforço do governador Gladson Cameli e do secretário Mauro Sérgio Cruz”, destacou.

“Quando chegamos no núcleo da SEE, aqui em Cruzeiro do Sul, nos deparamos com uma precariedade no que diz respeito ao transporte escolar, nos foi relatado que o ônibus anterior vivia mais tempo parado do que funcionando, o que fazia com que os alunos perdessem muitos dias de aula”, comentou a coordenadora.

Essa triste realidade não existe mais. Como diz a servidora Ana Maria Souza Nascimento, “”Esse novo ônibus vai trazer mais conforto e segurança para os alunos e agora não teremos mais problemas de falta de aula por conta do transporte. Por isso, só temos a agradecer ao governador Gladson Cameli e a toda a equipe da SEE pela atenção que tem tido pela nossa escola”, disse.