Estado fortalece ações de enfrentamento às queimadas na APA Lago do Amapá

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), realizou durante três dias da última semana visitação a 230 domicílios na Área de Proteção Ambiental (APA) Lago do Amapá com o intuito de mobilizar a comunidade no enfrentamento das queimadas.

Sema e Semeia visitam moradores da APA Lago do Amapá para fortalecer a educação ambiental Foto: Comunicação Sema

A região às margens da rodovia Via Verde, estrada do Amapá e ramais do Rodo, Gurgel e Riozinho foram áreas castigadas com a forte estiagem e queimadas.

A gestora da APA Lago do Amapá, Mirna Caniso explica que a proximidade da unidade de conservação à cidade traz desafios à conservação dos recursos naturais. “A sinergia entre as secretarias de meio ambiente demonstra a vontade em consolidar o ordenamento territorial da região, tendo como base o diálogo e a comunicação, beneficiando os moradores e toda a sociedade de Rio Branco”, afirmou.

A ação foi bem recebida pelos moradores da região Foto: Comunicação Sema

A APA Lago do Amapá é a unidade de conservação que mais sofreu com os incêndios florestais no município de Rio Branco. Para mudar essa realidade, a parceria entre a Sema e a Semeia é essencial, segundo a arte-educadora ambiental da Semeia, Neiva Nara Braña Lins.

“O trabalho em parceria com a Sema é muito importante, pois é um apoio mútuo que reforça e amplia a nossa capacidade de atender a comunidade da APA Lago do Amapá nessa ação de combate as queimadas. Quanto mais Órgãos puderem se unir nessas ações, mais ampliaremos nosso trabalho de conscientização com a comunidade”, declarou a arte-educadora.

A ação teve uma boa receptividade dos moradores. Além da distribuição de material informativo, foram acolhidas sugestões para melhoria do processo de gestão e integração dos órgãos que atuam na política ambiental.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter