parceria

Estado fortalece ações de atenção primária em Saúde nos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre, por meio do Departamento de Atenção Primária (DAPS), e dos núcleos de Educação em Saúde, de Saúde do Idoso e de Saúde do Homem, vem promovendo ações de implementação das Políticas de Saúde com o objetivo de fortalecer as ações de atenção primária nos municípios.

De acordo com a gerente do Núcleo de Educação em Saúde da Sesacre, Sônia Queiroz, o departamento vem promovendo visitas técnicas aos municípios, com o objetivo de dialogar sobre as ações de prevenção e promoção de saúde, além de implementar as políticas de saúde.

Estado promove ações de implementação das Políticas de Saúde para fortalecer as ações de Atenção Primária em Saúde nos municípios. Foto: Cedida

“Nessas visitas nós dialogamos sobre as ações de prevenção da Covid-19, do enfrentamento às doenças transmitidas pelo mosquito da dengue, além de outros agravos. As ações ocorreram de acordo com o perfil epidemiológico do município, pois o papel fundamental da educação em saúde é levar justamente essas ações de prevenção de doenças ou agravos e promover saúde, assim contribuindo no impacto dos indicadores, diminuindo agravos para que os indicadores de saúde sejam alcançados”, destacou a gerente.

As ações tiveram início desde o mês de março, e neste mês de maio ocorreram do dia 16 ao dia 20. As equipes são compostas por Hilzanete Carrilho Técnica da Educação em Saúde, Rosangela Nazaré e Ana Cristina técnicas da Saúde do Idoso e a técnica Rejane Gomes responsável pelo Núcleo de Saúde do Homem.

As ações estão sendo realizadas na Regional do Juruá nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, onde é feito um diagnóstico situacional da saúde do idoso nesses municípios assim implementando o uso da caderneta da saúde do idoso e fortalecendo a atenção primaria nas ações da Saúde do Homem.

As equipe estão na Regional do Juruá nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima. Foto: Cedida

“Implementamos o uso da caderneta da saúde do idoso e fortalecemos a atenção primária nas ações da saúde do homem. Ressaltamos aqui a importância do trabalho integrado com a gerência da Regional do Juruá que tem fornecido total apoio às equipes da Sesacre no desenvolvimento das atividades junto aos municípios que compõem essa regional”, encerrou a gerente Sônia Queiroz.

A equipe visitou o Lar dos Vicentinos de Cruzeiro do Sul para acompanhar o convênio com a Sesacre. Foto: Cedida