O governo do Acre consolidou mais um importante avanço na área da Segurança Pública. Nesta quarta-feira, 26, o Estado fez a entrega da torre de treinamento em altura, viaturas e equipamentos para as forças policiais, durante cerimônia realizada no Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, em Rio Branco, que contou com a participação do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza. Juntos, os investimentos ultrapassam R$ 11 milhões.
Salvaguardar vidas tem sido prioridade da atual gestão estadual, que nos últimos anos tem reestruturado todo o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), valorizado e proporcionado melhores condições de trabalho aos servidores que atuam na linha de frente do combate à criminalidade, diuturnamente, nos 22 municípios.
“Esta é a continuidade de um planejamento de reconstruir e reequipar as forças de segurança. Estamos convocando todos que fizeram concursos públicos, comprando de helicópteros, veículos, fardamento e esses investimentos que estamos entregando”, destacou Cameli.
Torre de treinamento é a mais alta do Norte do Brasil
Com sete pavimentos, a torre é a primeira construída no Acre e mais alta da Região Norte do país. De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos, a estrutura, que leva o nome do tenente Francisco Laureano (já falecido), será uma importante aliada nas mais diversas ocorrências atendidas pelos agentes de segurança pública.
“O número de edifícios vem aumentado no Acre e essa torre será utilizada nos treinamentos para que o bombeiro militar consiga dar resposta à população. Além disso, a estrutura serve para a realização instruções de combate a incêndio, evacuação de edificação e está à disposição para as demais instituições governamentais e o público civil”, explicou o oficial.
Com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Ministério da Justiça, o governo acreano, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), adquiriu três novas viaturas, 245 computadores, 58 monitores, 290 nobreaks, mais de 2.800 materiais de tecnologia letal e menos letal, que envolvem granada, pistola Beretta e munições.
“Essas entregas são estruturais e de muita relevância para atender as necessidades de todos as instituições que integram o Sisp”, pontuou o titular da Sejusp, José Américo Gaia.
Acre terá o primeiro tanque suspenso de treinamento de mergulho
O governo assinou ainda a ordem de serviço para a construção de um tanque suspenso de treinamento de mergulho para o Corpo de Bombeiros, no valor de R$ 1,3 milhão, apresentou os três novos pilotos do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e anunciou a homologação, por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do heliponto do Estado, localizado nas dependências do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública, na capital.
Na mesma solenidade, a vice-governadora Mailza foi agraciada com a Medalha do Mérito da Segurança Pública pelos relevantes serviços prestados durante o período que exerceu a função de senadora da República. “Estou muito feliz e grata por esta homenagem em reconhecimento ao trabalho que fizemos no parlamento federal, sempre na busca por recursos para melhorar as instituições que defendem e protegem a nossa população”, afirmou a gestora.