Estado entrega sala de coleta de exames em Vila Campinas e garante atendimento às grávidas

Vila Campinas localiza-se a 60 quilômetros de Rio Branco. A localidade não contava com coleta de exames em suas unidades de saúde. Portanto, empenhado em garantir acesso aos serviços de saúde, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), entregou nesta terça-feira, 14, a primeira sala de coleta de exames à Unidade Mista de Saúde Ana Nery.

Entrega ocorreu na manhã desta terça-feira, 14. Foto: Taís Nascimento/Sesacre

No total, serão disponibilizados 46 exames à população, pensando carinhosamente nas mulheres grávidas, que agora terão um acompanhamento pré-natal completo e na sua cidade.

A cerimônia de entrega contou com a participação da diretora da Rede de Atenção à Saúde da Sesacre, Jocelene Soares; da chefe da Divisão de Organização e Apoio Diagnóstico, Nair Ferreira, além do gerente da unidade, Reyson Barros, e do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Vitor Martineli.

“O nosso foco principal é o paciente. E eles farão os exames aqui e receberão os resultados também na sua localidade. Não precisarão mais se deslocar para Rio Branco, ou município próximo, para terem acesso a esses serviços”, destacou a diretora da Rede de Atenção à Saúde, Jocelene Soares.

O gerente da unidade de saúde, Reyson Barros, ressaltou durante seu discurso os pontos positivos: “Para quem tem condições pode parecer muito simples, mas para as nossas famílias é um avanço, pois nem todas têm como pagar passagem para ir a outro município e ainda pagar exames”.

Existe todo um trabalho de organização que antecede uma inauguração, pontuou a chefe da Divisão de Organização e Apoio Diagnóstico, Nair Ferreira: “Foram várias discussões de como funcionaria, de como tudo seria organizado. E, no fim, tudo deu certo”.

Os exames serão coletados na unidade e encaminhados para a Policlínica do Tucumã, em Rio Branco, para análise. A logística acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Acrelândia.

“Para ter qualidade de vida, nós precisamos olhar para as pessoas, não apenas para Acrelândia, mas para todos aqueles que precisarem. O Estado não caminha sozinho e o Município também não caminha sozinho. Precisamos uns dos outros”, destacou o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Vitor Martineli.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter