Estado entrega revitalização do aeródromo de Marechal Thaumaturgo e garante iluminação para operação noturna

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), realizou a instalação e execução do sistema de sinalização luminosa noturna (balizamento noturno) com luminária autônoma de energia solar no aeródromo de Marechal Thaumaturgo. A obra de revitalização do aeródromo deve ser entregue pelo governador Gladson Cameli no dia 19 de fevereiro.

Governo garantiu reforma do aeródromo de Marechal Thaumaturgo. Foto: Ascom/Deracre

Por anos a pista de pouso não recebia manutenção estruturante e vinha tendo apenas serviços de tapa-buracos. O aeródromo havia sido interditado em 2019, por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por não oferecer segurança a passageiros e aeronaves.

O presidente do Deracre, Petronio Antunes, falou com alegria sobre a finalização da reforma. “É mais um aeródromo recuperado pelo Estado e com liberação para funcionamento pela Anac. Agora resolvemos dar mais um passo, com o investimento em uma iluminação noturna, para garantir os pousos e decolagens durante o período do dia e da noite, o que deve beneficiar a população do Juruá”, afirmou.

Foram investidos quase R$ 3 milhões em serviços de adequação de cerca da pista de pouso do aeródromo, sinalização horizontal, sinalização luminosa noturna e aplicação de microrrevestimento asfáltico.

A sinalização noturna inédita da pista de Marechal Thaumaturgo faz parte de um projeto amplo de recuperação dos aeródromos de todo o estado. O governo do Estado trabalhou em um plano de recuperação para a pista e foram realizadas as correções necessárias para a volta das operações diurnas, permitindo que o aeródromo fosse liberado.

Pista de pouso ganhou iluminação noturna. Foto: Ascom/Deracre

Para o diretor de Portos e Aeroporto do Deracre, Sócrates Guimarães “é mais um aeródromo que revitalizamos e conseguimos a liberação da ANAC. Vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas bem como é mais uma forma de chegar até Marechal Thaumaturgo e, em breve, o governador Gladson Cameli deve inaugurar”, enfatizou o diretor.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest