Educação Profissional

Estado entrega reforma da unidade do Centro de Educação Profissional Campos Pereira, em Rio Branco

Desde o início da atual gestão, a educação, a profissionalização e a geração de emprego são áreas em que o governo tem apresentado investimentos e resultados positivos. A nova unidade do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) em Serviços Campos Pereira, foi entregue pelo Estado totalmente revitalizada, e reformada para atender os alunos do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec).

Em visita à nova unidade desse Cept, que passa a funcionar no Bairro Bosque, em Rio Branco,na manhã desta quinta-feira, 27, a vice-governadora Mailza conheceu o prédio, que funciona agora no antigo Colégio Vitória, acompanhada do presidente do Ieptec, Alírio Wanderley Neto, do senador Alan Rick e do controlador-geral do Estado, Luís Brandão.

Os Cepts ofertam diversos cursos técnicos, que são cursados junto com o ensino médio. Foto: Diego Gurgel/Secom

“O Ieptec é uma ferramenta fundamental para dar à  população a oportunidade de se capacitar para o mercado do trabalho. Nosso trabalho como Estado é dar a estrutura necessária para que possamos ter mão de obra qualificada de quem passa por essa capacitação profissional”, frisou a vice-governadora.

No Campos Pereira, cerca de 500 estudantes frequentam cursos variados, como: técnico em informática, técnico em segurança do trabalho, técnico em marketing, entre outros. Além disso, o Ieptec atende atualmente mais de 3800 alunos em todo o estado.

A vice-governadora Mailza destacou os avanços do governo na área da educação. Foto: Diego Gurgel/Secom

“A formação desses alunos é importante para fortalecer nosso mercado de trabalho no estado. Hoje nós realizamos cursos em parceria com a Educação. É um ensino médio que já capacita os estudantes como técnicos”, explicou o presidente do Ieptec.

A aluna Evellyn Rodrigues, que está concluindo o terceiro ano, conta que é uma oportunidade única poder realizar os estudos junto com o curso Técnico em Segurança do Trabalho. “Tenho uma expectativa de sair do colégio e ter um bom emprego. É uma área com várias oportunidades, e espero aproveitar”, disse.

Evellyn realiza o curso de Técnico em Segurança do Trabalho no Centro de Educação Campos Pereira. Foto: Diego Gurgel/Secom

Na ocasião, também foram apresentados os modelos de uniforme e material escolar que vão ser utilizados nos Cepts do Acre.

Investimentos no Ieptec

O senador Alan Rick visitou o centro com os representantes do Estado e acompanhou os investimentos feitos no Ieptec. Como parlamentar da bancada federal, contribuiu com o investimento de mais de R$ 87 milhões para a educação acreana.

“No Ieptec, reestruturamos a rede educacional com a reforma e ampliação de unidades, destinamos mais de R$ 600 mil para formação de profissionais e aquisição de equipamentos. Inauguramos a Escola Maria Moreira da Rocha, que ganhou mais quatro salas, seis laboratórios e um auditório com capacidade para 150 pessoas. É bom ver que o Estado pode propiciar uma educação de qualidade e, posteriormente, inserir essas pessoas no mercado de trabalho”, contou o senador.

Quando ocupava o cargo de deputado federal, Alan Rick priorizou a destinação de recursos para a educação do Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

Além disso, fruto de emenda parlamentar, 13 ônibus foram entregues para o transporte dos alunos da instituição.

A coordenadora-geral do Campos Pereira, Suzie Lamas, conta o que mudou com a nova unidade. “O setor profissionalizante contribui para o crescimento econômico do país. Então, com esse espaço maior e bem estruturado, podemos atender mais alunos”, disse.