Estado entrega oxímetros para unidades de saúde de Rio Branco

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), entregou na manhã desta sexta-feira, 21, dois oxímetros para a Unidade de Referência de Atenção Primária (Urap) Eduardo Asmar, em Rio Branco. Outras unidades de saúde também serão contempladas.

Equipamentos são uma doação do Banco Itaú e medem o oxigênio no sangue Foto: Junior Aguiar

Os equipamentos são uma doação do Banco Itaú e medem o oxigênio no sangue, sendo que a identificação do baixo nível do fluido é uma das principais indicações da Covid-19.

De acordo com a coordenadora do Centro de Operações Emergenciais (COE) à Covid-19, Emanuelly Nóbrega, o fluxo de organização para a distribuição nas unidades foi organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

“Para Rio Branco, tendo em vista que o município comporta a maior população do estado, foram disponibilizados 149 oxímetros. A distribuição às outras cidades já se iniciou esta semana”, explicou Emanuelly.

Coordenadora da Urap Eduardo Asmar, Oldenize Simões, considera uma doação de suma importância Foto: Junior Aguiar

A coordenadora da Urap Eduardo Asmar, Oldenize Simões, destaca a importância da ferramenta para que os pacientes sejam atendidos e encaminhados com mais segurança sobre a avaliação inicial e suspeita de Covid-19, evitando a superlotação nas unidades referências à doença: “Agora a gente vai saber quanto o paciente está saturando, e vai ser uma aquisição importante, pois, mesmo sendo uma unidade da atenção básica, nós recebemos muitos casos de Covid-19, inclusive de pacientes assintomáticos”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter