O governo do Estado do Acre, visando ao desenvolvimento profissional dos jovens em situação de semiliberdade, inaugurou nesta segunda-feira, 6, o laboratório de informática do Núcleo de Semiliberdade Raquel Moraes, pertencente ao Instituto Socioeducativo (ISE), por meio de uma parceria junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), que realizou a doação dos computadores, em Rio Branco.
“O Idaf vem passando por uma reestruturação atendendo uma determinação do governo do Estado. Visando uma colaboração entre os setores, doamos parte dos equipamentos de informática, após uma recuperação de todo o material, e esperamos que seja muito útil aos jovens reeducandos”, destacou o presidente do Idaf, José Francisco Thum.
Na oportunidade, também foram entregues 20 computadores adquiridos por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), que doou os equipamentos a serem utilizados nas oito unidades de internação de semiliberdade e na sede do ISE para a realização de serviços administrativos e técnicos.
“Os computadores que nós recebemos vão auxiliar as nossas unidades de internação, temos quatro unidades em Rio Branco, uma em Brasileia, outras em Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul. Ao todo são oito unidades de semiliberdade no estado que irão se beneficiar com esses computadores”, destaca o diretor do ISE, Mário César Freitas.
O laboratório é uma aquisição que vai agregar ao espaço a oportunidade de realização de cursos profissionalizantes, auxiliando e possibilitando, aos jovens do sistema de semiliberdade, a saírem qualificados para o mercado de trabalho.
A coordenadora do Núcleo de Semiliberdade Raquel Moraes, Elissandra de Matos, explica que o laboratório é um espaço muito esperado pelos jovens que passam pela unidade: “Hoje atendemos em média 45 adolescentes e o curso de informática é o que eles possuem mais interesse”.
Na ocasião, o secretário adjunto da Sejusp, Evandro Bezerra, destacou a importância da colaboração da secretaria para que os órgãos segurança do Estado desempenhem seu papel com qualidade. A juíza Andrea Brito, titular da Vara de Execução e Medidas Alternativas (Vepma), também esteve presente na entrega.