Estado encerra workshop sobre gestão patrimonial e documental com lançamento do sistema Reuse

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), promoveu, na quarta-feira, 9, e quinta, 10, em parceria com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o workshop sobre gestão patrimonial e documental Meu Bem, Minha História. O evento foi realizado no auditório do Senac, em Cruzeiro do Sul, com o objetivo de disseminar o tema entre os servidores da administração direta e indireta da regional do Juruá, contando com a participação de profissionais de Rio Branco e de outras regiões do estado.

“Participação expressiva dos servidores do Juruá foi fundamental para o sucesso do evento”, ressaltou Gleilce Araújo. Foto Andressa Larissa/Sead

A diretora de Gestão Patrimonial, Logística, Documental e Arquivística (Dirpap) da Sead, Gleilce Araújo, ressaltou que o workshop apresentou atualizações sobre normativos, procedimentos e boas práticas, abordando temas como a gestão de bens móveis, imóveis, frotas e a gestão arquivística e documental.

Ao longo do workshop, a equipe multidisciplinar da Sead, composta por administradores, advogados, economistas, engenheiros e analistas de sistemas, apresentou as práticas de gestão de ativos do Estado. A chefe do Departamento de Gestão Documental e Arquivo Público, Cleilda Braga, introduziu novos instrumentos normativos de gestão documental, como o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos, que serão publicados ainda em outubro.

Evento contou com diversas atualizações e palestras. Foto Andressa Larissa/Sead

“Esses instrumentos vão proporcionar mais segurança e economia à administração, permitindo o descarte adequado de documentos que já cumpriram sua função, ao mesmo tempo em que preservamos aqueles de valor histórico”, explicou Cleilda, que também anunciou o investimento de aproximadamente R$ 7 milhões para a construção do novo prédio do Arquivo Público Estadual, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2025.

A procuradora-geral do Estado, Janete Melo, celebrou a parceria com a Sead e destacou a importância de preservar a história do Acre por meio da gestão de documentos e do patrimônio público. “Há muitos anos, a Procuradoria-Geral [PGE] se preocupa em preservar a história do Acre, e nossa área documental guarda registros valiosos, não apenas da PGE, mas de todo o Estado. Cada processo conta uma história, e temos em cada documento um pedaço da vida do Estado”, destacou Janete.

Evento foi realizado no auditório do Senac, em Cruzeiro do Sul. Foto Andressa Larissa/Sead

A procuradora também ressaltou a satisfação de ver esse cuidado com o patrimônio e de participar desse processo, especialmente ao contribuir com orientações para toda a administração do Estado. “Nos orgulha ver que nossa experiência em gestão patrimonial serve como diretriz. Nosso Setor de Patrimônio tem feito um trabalho de excelência na catalogação e verificação de bens móveis, inclusive promovendo a doação de móveis para outros órgãos, uma prática que tem sido muito positiva. O sistema Reuse [Sistema de Reaproveitamento de Bens Móveis], do qual somos pioneiros, é também motivo de grande satisfação”, disse.

Lançamento do Sistema de Reaproveitamento de Bens Móveis (Reuse)

Um dos destaques do evento foi o lançamento do Reuse, uma iniciativa da Diretoria de Modernização e Desenvolvimento Institucional (Dirmod) da Sead. O sistema foi desenvolvido para promover o reaproveitamento de bens móveis e facilitar a troca de itens em desuso entre os órgãos da administração pública estadual, garantindo uma gestão mais eficiente.

Workshop contou com grande lançamento de sistema para administração, que reutiliza imóveis. Foto: Andressa Larissa/Sead

O chefe da Divisão de Projetos de Modernização da Dirmod, Richard Oliveira, destacou a importância da nova ferramenta tecnológica. “O Reuse otimiza a troca de bens entre órgãos públicos, acelerando o processo e garantindo a reutilização de bens em boas condições. Com esse sistema, as secretarias podem rapidamente identificar e ofertar bens que não são mais úteis para elas, mas que podem ser reaproveitados por outros órgãos. Isso traz agilidade e sustentabilidade à gestão de bens”, explicou.

Já o secretário de Estado de Administração, Paulo Roberto Correia, celebrou: “É uma grande satisfação trazer um evento dessa relevância para Cruzeiro do Sul, minha terra. A gestão patrimonial e documental é um pilar fundamental para a eficiência do serviço público. O lançamento do sistema Reuse e a apresentação dos novos normativos mostram que estamos caminhando para uma administração mais moderna e transparente, algo que beneficia tanto os servidores quanto a sociedade”.

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