atendimento

Estado emitiu mais de 4 mil carteiras de gratuidade de transporte em 2022

O governo do Estado, por meio da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac), emitiu 4.002 carteiras de gratuidade de transporte, somente em 2022. O documento tem validade em todo o território estadual e deve ser aceito por empresas de ônibus, desde que cumpridas as exigências das leis do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Acre.

Somente em 2022, mais de quatro mil carteiras de gratuidade foram expedidas pela Ageac. Foto: cedida

O processo de expedição da carteira é realizado na sede da Ageac, em Rio Branco. Já nos municípios do interior, o atendimento é feito em parceria entre o órgão regulador e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC). Basta procurar uma unidade da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

O direito à carteira é assegurado para idosos, pessoas com patologias especiais, portadores de câncer, portadores de hepatite, professores que trabalham ou alunos que estudam em municípios diferentes de onde residem, e acompanhantes dos deficientes, desde que ambos estejam viajando juntos e exista comprovação sobre a necessidade do acompanhamento.

“É de grande importância poder contribuir com a população na efetivação de um direito líquido e certo, garantindo acesso dos mais necessitados ao transporte intermunicipal de passageiros em todo o estado”, afirmou a presidente da Ageac, Mayara Lima.

O atendimento presencial da agência, na capital, funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 13h. Em caso de dúvida, reclamação ou denúncia, os usuários podem procurar a ouvidoria do órgão, pelos números 0800 710 2606 e (68) 3214-2600, ou encaminhar e-mail para o endereço eletrônico ouvidoria.ageac@gmail.com.