Estado e Programa REM estimulam pecuária e preservação ambiental com doação de calcário a produtores de Feijó

Em Feijó, cada propriedade contemplada pelo projeto Pecuária Mais Eficiente, implementado por meio  da parceria entre o governo do Acre, via Secretaria de Agricultura (Seagri), e o Programa REM-KfW,  beneficiou trabalhadores rurais com a doação de dez toneladas de calcário,  entregues aos produtores nos dias 2 e 3 de outubro.

Criado pelo governo alemão, o REM tem a finalidade de financiar programas para redução da emissão de gases de efeito estufa, causados por desmatamento e degradação ambiental, por meio de remuneração sobre resultados da redução aos proprietários de terras.

A doação representa a recuperação de um total de 150 hectares de pastagens de 15 produtores rurais do município, uma vez que o calcário proporciona, em menores intervalos de tempo, a regeneração da pastagem em área já desmatada, melhorando a produtividade em pequenas áreas recuperadas e contribuindo com a preservação ambiental, pois dispensa novos desmatamentos.

Cada propriedade será beneficiada com a doação de dez toneladas de calcário. Foto: cedida

O chefe do Departamento de Agronegócio da Seagri, Jalceyr Pessoa, relata que as propriedades beneficiadas com a entrega fazem parte da bacia leiteira de Feijó. “Essa ação objetiva melhorar a produtividade num curto espaço de tempo, fortalecendo a indústria de laticínio e a redução do desmatamento”, disse.

Expectativa do programa é que os resultados positivos atraiam cada vez mais produtores para essa metodologia que prioriza a preservação ambiental. Foto: cedida

O produtor Francisco Almir Silva agradeceu o governo “por oferecer uma alternativa para melhorar a produtividade e preservar a floresta”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter