Estado e prefeitura promovem mutirão de atendimentos de saúde para apenados em Cruzeiro do Sul

Quase 800 apenados da Penitenciária Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, foram beneficiados nesta quarta-feira, 27, pelo mutirão de serviços de saúde promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em parceria com a pasta da Saúde do Município (Semsa).

Ação alcançou quase 800 detentos do Presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

A força-tarefa, efetuada por cerca de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros, ofereceu serviços de Atenção Primária à Saúde nas áreas de odontologia e clínica-geral, com aplicação de vacinas, distribuição de medicamentos e a realização de triagens e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Unidade Prisional Manoel Neri está localizada em Cruzeiro do Sul. Foto: Diego Silva/Secom

A iniciativa promove qualidade de vida aos beneficiados. “Eu aproveitei a oportunidade. Lá fora, na maioria das vezes a gente não se cuida e chega na cadeia adoecido. Quando aparece uma oportunidade como essa, temos que aproveitar”, relata o apenado V.A.L., que realizou consulta e recebeu medicamentos para tratar dores na coluna e gastrite, que lhe provoca dor intensa e azia.

Equipes ofereceram serviços nos blocos masculino e feminino. Foto: Marcos Santos/Secom

O problema de saúde bucal do detento F.J.C. foi solucionado com uma extração dentária. “O momento foi importante, porque trouxe melhorias para nós”, opinou.

Unidade prisional pretende repetir a ação durante o ano. Foto: Marcos Santos/Secom

Elvis Barros, diretor da unidade prisional, destaca que, além de reduzir uma demanda reprimida, o mutirão desafoga o fluxo de atendimentos da Saúde local aos presos. “É de suma importância essa união de esforços entre o governo do Estado e da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Quando os serviços são realizados in loco, evitamos a saída dos presos e, nesse caso, concentramos nossos esforços em atender, até o fim do dia, todos os apenados dos blocos masculino e feminino”, informa.

Elvis Barros agradeceu à parceria com a Coordenação Regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira e com a Semsa. Foto: Marcos Santos/Secom

“Um grande destaque é a disponibilidade da Farmácia Básica, por meio da gestão municipal, que entrega medicamentos aos presos. A política é essencial, pois a maioria das famílias dos detentos não têm condições de subsidiar os gastos com medicamentos”, lembra Elvis Barros.

Lindomar Ferreira: “É um trabalho preventivo”. Foto: Marcos Santos/Secom

O esforço conjunto amplia a oferta dos serviços e alcança um quantitativo maior de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital do Vale do Juruá. O diretor de Atenção à Saúde do Município, Lindomar da Silva, resume como “trabalho preventivo” a medida executada no presídio, que concentra um dos maiores índices de população carcerária do Acre.

“A Atenção Primária à Saúde trabalha com atenção e prevenção, e este mutirão é um trabalho preventivo, com ênfase na saúde deste público que apresenta condições de liberdade privada. O prefeito Zequinha Lima e a titular da pasta, Valéria Lima, têm dado totais condições para a execução da ideia”, informa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter