Estado e Prefeitura de Santa Rosa do Purus planejam ações de auxílio aos atingidos pela cheia no município

O governo do Acre, em parceria com a Prefeitura de Santa Rosa do Purus realizaram uma reunião de alinhamento na tarde desta terça-feira, 27, no núcleo da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) do município. O objetivo foi dar continuidade às ações estratégicas de auxílio às pessoas atingidas pela cheia do Rio Purus.

Servidores do Estado colocaram-se à disposição para auxiliar os atingidos pela cheia em Santa Rosa do Purus. Foto: Neto Lucena/Secom

A reunião contou com a presença de representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), SEE e Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre).

Reuniram-se representantes da Sesacre, SEE, Idaf, PMAC, PCAC, Saneacre, representante da ajuda humanitária do governo, Pádua Cunha, e o prefeito do município, Tamir de Sá. Foto: Neto Lucena/Secom

O diálogo foi realizado após a entrega de insumos às pessoas atingidas pela cheia e a avaliação local da situação da inundação. O representante da ajuda humanitária do Estado no município, Pádua Cunha, e o prefeito de Santa Rosa do Purus, Tamir de Sá, acompanharam de perto as ações.

Representante da ajuda humanitária do governo em Santa Rosa do Purus, Pádua Cunha. Foto: Neto Lucena/Secom

“A situação de Santa Rosa do Purus é de emergência. Hoje o rio apresentou uma vazante, mas há a possibilidade de encher novamente, com mais água vinda do Peru. Ainda não sabemos o tamanho dessa alagação, mas precisamos estar unidos, e contar com a colaboração de todos”, declarou Pádua Cunha.

Prefeito de Santa Rosa do Purus, Tamir de Sá. Foto: Neto Lucena/Secom

O prefeito Tamir de Sá lembrou a atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) e como a parceria com o Estado resulta em melhores condições de atendimento à população: “Vamos manter a parceria que temos com o governo do Estado e dar o conforto e fazer o que for necessário para que as pessoas voltem para as suas casas e recuperem tudo o que foi perdido”, declarou.

Ajuda humanitária

Segundo o gerente-geral da Unidade Mista de Saúde de Santa Rosa e representante da Sesacre, Gilson Rabelo, há servidores da Saúde que também foram atingidos pela cheia, mas que estão atuando para ajudar outros: “Temos acompanhado toda as ações e fizemos planejamentos para suprir a necessidade de medicamentos. A unidade está à disposição para ajudar”.

“Estamos de mãos dadas pela ação humanitária, com a disponibilidade de barcos e a cessão de escolas. A Educação tem sido parceira da prefeitura e estamos à disposição para o que precisar”, afirmou Jekson de Almeida, representante da SEE.

Cheia histórica

O nível das águas do Purus registrou recorde na segunda-feira, ao atingir 11,12m. Às 18h desta terça-feira, 27, o volume das águas se reduziu para 10,78m, mas continua acima da cota de alerta de 9m. Cerca de 1.450 pessoas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC).

Cheia histórica atingiu o município. Foto: Neto Lucena/Secom

A cheia do Rio Purus neste ano já é maior do que a da última enchente, que registrou 10,13m, em março de 2021. Estado e Município continuam com ações e planejamento para atendimento e acolhimento da população atingida pelas inundações.

Presenças

Também estiveram presentes na reunião de alinhamento estratégico Ravie Nascimento (Idaf), Justino Moura (Saneacre), Elvis Cunha (PMAC) e Israel Soares (PCAC).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter