Estado e Prefeitura de Rio Branco firmam acordo para uso de 365 câmeras na capital

O governo do Estado do Acre e a Prefeitura de Rio Branco lançaram oficialmente o Programa de Videomonitoramento em Segurança Pública, em solenidade na sede da prefeitura, nesta quinta-feira, 22, com a participação do secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, do prefeito Tião Bocalom e integrantes do Ministério Público do Estado (MPAC).

Prefeitura de Rio Branco lançou oficialmente o Programa de Videomonitoramento em Segurança Pública. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

O programa, denominado Rio Branco Mais Segura, é orçado em R$ 6,5 milhões em recursos próprios do Município e, em cooperação com a Sejusp, irá monitorar o aparato de pelo menos 365 câmeras adquiridas e instaladas pela prefeitura em diversas localidades, elevando o nível de segurança patrimonial e de pessoas.

Rio Branco Mais Segura é orçado em R$ 6,5 milhões. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

Segundo o chefe do Departamento de Modernização, Informação e Comunicação da prefeitura, Alexandre Nascimento, há um 200 câmeras fixas, 50 câmeras Speed Domes de 360 graus e 36 câmeras com leitura de placas de veículos, além de 15 câmeras com reconhecimento facial, algumas instaladas em escolas e creches. Esses equipamentos se acrescentam às mais de cem câmeras da Sejusp e aos demais dispositivos do Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc), órgão da pasta responsável pelo videomonitoramento.

Chefe do Gabinete Militar, Ezequiel de Oliveira Bino, no Cicc com o secretário de Justiça e Segurança Pública coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

Após a cerimônia de assinatura do convênio, Bocalom e seus secretários; a procuradora-geral do MPAC em exercício, Rita de Cássia Lima; o promotor Rodrigo Curti, da promotoria Especializada em Segurança Pública; e o vereador Ismael Machado, representando a Câmara de Vereadores de Rio Branco; deslocaram-se até a Sejusp para conhecer pessoalmente o Cicc, a superestrutura da secretaria para onde está sendo encaminhado todo o equipamento.

Programa tem apoio do Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc), da Sejusp. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

O programa de monitoramento é uma ferramenta importante para reduzir, por exemplo, a incidência de furtos de fios de cobre e assaltos, permitindo ainda que as pessoas possam transitar com tranquilidade. O projeto insere o município no conceito de cidade inteligente, tendo as câmeras sido instaladas em pontos estratégicos da capital, que incluem praças, parques, ruas e terminais de ônibus.

Secretário de Justiça e Segurança Pública Paulo Cézar Rocha dos Santos falou da importância do programa. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

O secretário Paulo Cézar dos Santos considerou o ato “um momento histórico” para a Segurança Pública. O gestor frisa que que a cerimônia é a continuação de algo que começou em 2002, ano de implantação das primeiras câmeras na cidade, na época apenas 13.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter