O governo do Acre, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), celebrou nesta quinta-feira, 5, um termo de fomento para parceria com organizações da sociedade civil (OSCs) ganhadoras do chamamento público para estímulo das cadeias produtivas do estado.
O certame foi realizado por meio do Edital n° 02/2024, que abrange diferentes áreas de atuação da Seagri, como a cadeia produtiva do café, piscicultura, assistência técnica rural e fortalecimento do cooperativismo e da agricultura familiar. “É um marco importante e, visto que a legislação mudou, chamo atenção para que as pessoas possam se organizar através de associações e cooperativas para poder alocar esses recursos, que com certeza vão chegar na ponta; e quem ganha com isso são os produtores e produtoras”, enfatizou o titular da Seagri, José Luis Tchê.
O certame contemplou cinco organizações: Cooperativa dos Cafeicultores do Vale do Juruá (Coopercafe), Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB), Rede Ecocidadania (Reaja), Centro de Formação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Acre (CFTT), Cooperativa dos Agricultores Familiares, Produtores Rurais, Extrativistas e Piscicultores no Acre (Coopesq).
“Nossa cooperativa já está exportando, a gente já tá com contrato assinado e outros para assinar; já temos um caminhão, mas hoje o caminhão será recurso próprio”, enfatizou Maurete Gomes, presidente da Coopesq, uma das organizações contempladas com recursos para aquisição de um caminhão.
O senador Alan Rick destacou a importância da cooperação para o benefício do desenvolvimento econômico e social: “As cooperativas fazem um trabalho extraordinário, o trabalho em conjunto, todos juntos em torno do mesmo objetivo, produzir, gerar riqueza. Quando ajuda a Coopesq a adquirir um caminhão, quando ajuda outras cooperativas, a gente ajuda toda a cadeia, a agricultura familiar e o cooperativismo”.