Estado e ONU promovem oficina sobre migração

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM), em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) realizará na terça-feira, 18, a  oficina sobre migração, cujo tema é “Como contratar migrantes na sua empresa?”.

A oficina é gratuita e vai abordar como uma empresa pode atrair, selecionar e reter talentos, além de ampliar as oportunidades de negócios.

Desde o final de 2018, a OIM realiza capacitações com o objetivo de sensibilizar o setor privado para promover o acesso de migrantes internacionais ao mercado de trabalho. “Para nós, a integração econômica é a solução duradoura para os migrantes que desejam permanecer no Brasil e recomeçar suas vidas de maneira independente”, salientou a assistente de projetos da OIM, Carla Lorenzi.

Através desses eventos, a organização busca esclarecer mitos e tirar dúvidas sobre o processo de contratação e documentação, além de destacar os benefícios e a importância do processo de diversidade e inclusão para o desenvolvimento de estratégias corporativas.

“Dentre as políticas que são de responsabilidade da secretaria está a política de apoio e promoção de direitos de migrantes e refugiados e, diante da crise mundial que assistimos, de motivos diversos, que obrigam as pessoas a saírem de seus países e abandonarem suas pátrias temos o dever humano e legal de acolher e integrar essas pessoas. A ideia de buscar parceria com a OIM é exatamente essa, abrir caminhos para que essas pessoas possam ter autonomia financeira e um pouco da sua dignidade restaurada”, ressaltou a secretária da pasta, Claire Cameli.

Os interessados podem acessar o link http://bit.ly/OficinaMigranteRioBranco para realizar a inscrição.

A oficina será na sede do Centro de Estudos de Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Acre – Rua Benjamin Constant 937, 2º andar, centro – Rio Branco/ AC.

Migrantes

O Acre possui atualmente cerca de 2,6 mil migrantes internacionais, segundo dados da Polícia Federal. O Acre, ao longo dos últimos anos, tem sido também rota de passagem de milhares de migrantes, alguns dos quais seguem a outros estados e outros permanecem. Isso demonstra a relevância de capacitar o mercado de trabalho para a inserção de migrantes e, também, na retenção de talentos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter