Estado e municípios se reúnem para tratar das principais demandas em saúde da população

Com o objetivo de fortalecer a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado e ouvir as principais demandas de cada município, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), participou na tarde desta quinta-feira, 19, da primeira reunião do ano do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (Cosems), em Rio Branco.

Reunião foi realizada no auditório da Associação dos Municípios do Acre, em Rio Branco. Foto: Odair Leal/Sesacre

Participaram os representantes municipais das regionais do Alto e Baixo Acre e do Juruá. A assistência às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), os serviços em saúde mental e o transporte intermunicipal de pacientes, foram alguns dos principais assuntos em pauta.

De acordo com o presidente do Cosems e secretário Municipal de Saúde de Acrelândia, Vitor Martineli, a atuação dos secretários nessas reuniões é importante para a exposição dos problemas e solicitações de cada município.

Participaram os representantes municipais das regionais do Alto e Baixo Acre e do Juruá. Foto: Odair Leal/Sesacre

“A finalidade é estreitar os laços entre o estado e os municípios e realizar as pactuações necessárias para melhorar a saúde pública. Agradecemos a secretaria estadual de saúde pela participação e tenho certeza que essa união beneficiará diretamente a população”, disse.

Segundo o secretário Estadual de Saúde, Pedro Pascoal, fortalecer as regionais, oferecendo estrutura para que possam trabalhar de forma mais independente do estado é o ponto de partida dessa gestão. E, com isso, tentar solucionar as principais demandas em saúde dos municípios.

De acordo com o secretário, Pedro Pascoal. fortalecer as regionais é o ponto de partida dessa gestão. Foto: Odair Leal/Sesacre

“A nossa responsabilidade é grande quanto a média e alta complexidade, mas entendemos a nossa corresponsabilidade com a atenção básica. Não podemos limitar o paciente às divisões geográficas, ele é de todos nós. Agora, pontuando as responsabilidades de cada um, estado e município, fica mais fácil trabalhar. O objetivo é esse fortalecer a rede, pensando sempre no usuário”, declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter