Estado do Acre mobiliza sociedade acreana para desenvolvimento da pós-graduação brasileira

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), convoca a sociedade para contribuir na elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) para o período de 2024 a 2028. O documento, em consulta pública, visa aprimorar as estratégias de desenvolvimento da pós-graduação brasileira.

A proposta, disponível na plataforma Participa + Brasil, já recebeu 538 contribuições, demonstrando o engajamento da comunidade acadêmica e da sociedade. O presidente da Fapac, Moisés Diniz, destaca a importância da participação, enfatizando que o plano é fundamental para a atuação da Capes e resultará em políticas públicas efetivas.

A população acadêmica é convidada a contribuir até o dia 25 de janeiro. Imagem: divulgação

O PNPG, composto por diagnósticos, eixos de atuação, diretrizes, objetivos e estratégias, representa um conjunto integrado de escolhas estratégicas para os próximos cinco anos. A população acadêmica é convidada a contribuir até o dia 25 de janeiro, por meio da plataforma Participa + Brasil. Acesse: https://www.gov.br/participamaisbrasil/pnpg-2024-2028

“O Estado tem se articulado para atender mobilizações como essa, na busca de fortalecer pesquisadores e instituições do Acre, para que sejam atores do Plano Nacional de Pós-Graduação. Prezamos por um nível de excelência e participação, tendo em vista que a pesquisa potencializa o desenvolvimento econômico e eleva a qualidade de vida de uma nação”, aponta Diniz, presidente da Fapac.

Moisés Diniz, presidente da Fapac, convida a comunidade acadêmica acreana a participar da consulta. Foto: Keuvyn Lins/Secom

Em setembro de 2023, durante uma oficina, foram levantadas as contribuições do Acre em inovações na pós-graduação e declaração de prioridades. Com a colaboração de 64 participantes, representando a comunidade científica, setor público, setor empresarial e sociedade civil organizada, foram destacadas prioridades como o fomento da biodiversidade, aprimoramento do agronegócio sustentável, energias renováveis e o desenvolvimento regional da tríplice fronteira.

A participação ativa na construção desse plano é uma oportunidade para moldar o futuro da educação e ciência no país, promovendo mudanças significativas no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e contribuindo para uma sociedade mais democrática, equitativa e inclusiva.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter