O Estado do Acre e a Universidade para Cooperação Internacional (UCI), do México, estão iniciando uma parceria com vista à qualificação profissional dos quadros dos servidores públicos e à oferta de educação de padrão internacional a outras instituições e aos cidadãos acreanos em geral.
A reitora Lorena San Roman e Glauco Quesada, vice-reitor de extensão da UCI, entidade que acumula 18 anos de experiência em ensino virtual e em desenvolvimento sustentável em toda a América Latina, cumpriram extensa agenda em Rio Branco durante toda a última semana.
A vinda da UCI foi organizada pelo governo do Estado do Acre, por meio da Fundação de Tecnologia do Acre (Fetacre), do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Internacional (GIZ).
De acordo com a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, o Acre trabalha na trilha do desenvolvimento sustentável há mais de duas décadas e sempre considerou a Amazônia de forma integrada, com os vizinhos Bolívia e Peru. “Estamos prontos para nos tornarmos um centro de excelência também em ensino, com mestrado e doutorado. Vamos trabalhar para instalar no Acre a primeira universidade virtual da Amazônia, com a parceria e a experiência da UCI”, frisou.
O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, também recebeu os representantes da UCI em seu gabinete e demonstrou grande entusiasmo com a possibilidade de parceria. “A qualificação profissional sempre foi uma marca da minha prefeitura. Uma parceria com uma instituição como essa é uma grande oportunidade”, ressaltou Angelim.