O governo do Estado, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), e a Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac), realizou nesta sexta-feira, 22, o treinamento de 18 servidores da Vigilância Sanitária estadual. A ação tem como objetivo habilitar os servidores para o uso da Rede Simples Acre, permitindo que, até 2025, todos os processos de licenciamento sanitário sejam digitalizados e integrados nos diversos setores da instituição.
O treinamento busca preparar a Vigilância Sanitária para integrar completamente seus processos à plataforma Redesim, que reúne informações e operações de diversos órgãos governamentais. Segundo Roscely Alves, servidora da Vigilância Sanitária da Sesacre, “o uso da Redesim por todos os núcleos da Vigilância Sanitária é de grande importância, pois simplifica e acelera os processos de legalização das empresas, incluindo o licenciamento sanitário, diminuindo a morosidade e melhorando a vida da população acreana”.
A iniciativa também atende às demandas do setor empresarial. Para Edmilson Alves, representante do Sindicato do Comércio Varejista e Produtos Farmacêuticos do Estado do Acre (Sincofac), “esse é um passo inicial importante para digitalizar os processos da Vigilância Sanitária e atender aos anseios dos empresários, especialmente no que diz respeito à integração dos 22 municípios do estado à Redesim. Esperamos que em 2025 o licenciamento sanitário já possa tramitar totalmente por meio dessa plataforma”.
Golbery Paiva, coordenador da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) na Juceac, ressaltou os benefícios dessa digitalização: “O objetivo é melhorar os processos internos da Sesacre, melhorando o fluxo de informações entre as instituições e contribuindo para a melhoria do ambiente de negócios, tanto para os empresários quanto para os funcionários que operam os processos”.
Durante o treinamento, o técnico do Convênio Redesim Conectada, Roberto Nilton, repassou conhecimentos sobre o uso da plataforma. “Esse treinamento capacitou os servidores a utilizar uma ferramenta que integra informações online sobre o CNPJ, facilitando a comunicação entre os órgãos e os empresários. Também tivemos uma notícia importante: o sistema próprio da Vigilância Sanitária será desenvolvido e tem previsão de conclusão em outubro. Com essa integração, os servidores poderão realizar todo o processo de licenciamento sanitário em um único sistema, o que gerará ganhos para as empresas e os analistas do órgão”, destacou Nilton.
O treinamento marca um avanço para a digitalização e simplificação dos processos da Vigilância Sanitária, com foco na melhoria da prestação de serviços aos cidadãos e na facilitação das atividades empresariais no estado do Acre.
O que é a Redesim
A Redesim, criada pelo governo federal em 2007, tem como objetivo simplificar e reduzir o tempo, o custo e a burocracia envolvida nos processos de registro e legalização de empresas. No Acre, a Juceac atua como o ponto inicial para a abertura e registro de novos negócios, e a integração dos sistemas garante celeridade e eficiência em todo o processo.
Neste ato, o governo do Estado do Acre reafirma seu papel de facilitador, promovendo iniciativas que incentivam o desenvolvimento econômico em todo o estado.