O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), certificou 500 cidadãos nos cursos de informática básica e avançada em 2024. Cinco turmas foram diplomadas na tarde desta quarta-feira, 18, no Teatro Barracão Matias, na Baixada da Sobral, em Rio Branco, onde as aulas são realizadas na parceria entre Seict e Fundação Elias Mansour (FEM).
Para o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, o mercado cada vez mais competitivo exige novos conhecimentos, que estão ancorados nas parcerias estabelecidas pelo governo. “Há que se destacar a FEM, o Ieptec [Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica], o Sistema S e o IMA [Instituto Mercosul Amazônia] nesse trabalho de inclusão do cidadão no mercado de trabalho. O Acre vem registrando as menores taxas de desemprego da história, fruto desses investimentos e das parcerias”, acrescentou.
O coordenador do Barracão Matias, Francisco Ferreira, destacou a parceria e o apoio das instituições na realização de atividades que vão desde a qualificação profissional à prática de esportes como capoeira. “Por aqui passam milhares de pessoas. Saem pessoas qualificadas diretamente para o mercado de trabalho”, afirmou.
A certificação é fruto do trabalho da equipe do Polo Digital, instituição ligada à Seict. A coordenadora da unidade, Caroline Correia, falou do planejamento para ampliação dos cursos. “Na área de inovação, estamos com duas turmas em andamento no desenvolvimento de jogos eletrônicos, atendendo a população da parte alta da cidade”, disse.
Ainda de acordo a coordenação do Polo Digital, uma parceria com o IMA vai proporcionar uma nova dinâmica na ministração dos cursos. Novos professores foram apresentados durante a certificação dos alunos. O presidente do IMA, Pedro Correia, enfatizou que a qualificação profissional é importante para se destacar no mercado de trabalho, que está cada vez mais disputado. “Quanto mais conhecimento e prática a pessoa tiver, mais capacitada estará para realizar as suas funções e trabalhar em nichos mais específicos”, observou.
Estefany Vitória de Souza Melo, uma das certificadas, mencionou a importância dos cursos básicos e avançados: “Qualquer emprego que a gente concorre exige conhecimento básico em informática. Tive essa oportunidade e estou muito esperançosa de conseguir um emprego”.
Os concludentes foram orientados a utilizar o Sistema Nacional de Empregos (Sine) e as plataformas de cursos de qualificação oferecidas para obter uma colocação no mercado de trabalho.