Estado certifica mulheres em cursos profissionalizantes no Juruá

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher do Acre (Semulher), realizou nesta quinta-feira, 4, no Centro de Referência da Mulher Brasileira (Cram) Juruá, em Cruzeiro do Sul, a cerimônia de certificação de três turmas do Programa Impacta Mulher. Ao todo, 60 mulheres concluíram cursos profissionalizantes voltados à promoção da autonomia econômica feminina.

As formações incluíram cursos de hamburgueria artesanal, bolos e tortas, e salgados. O programa tem o objetivo de ampliar oportunidades de renda, favorecer a independência financeira e fortalecer estratégias de enfrentamento à violência doméstica.

Semulher realiza certificação de 60 mulheres no Juruá. Foto: Edson Fernandes/Secom

Os cursos foram executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e contratados com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Zezinho Barbary, no valor de R$ 300 mil. O investimento permitiu a qualificação das alunas e o oferecimento de capacitações alinhadas às demandas de mercado.

A gestora da pasta, Márdhia El-Shawwa, destacou que a certificação representa mais um passo na política de apoio à autonomia das mulheres do Juruá, com foco especial na prevenção de ciclos de violência e no fortalecimento das condições de permanência no mercado de trabalho.

Contratação dos cursos oferecidos pela Semulher foi realizada por meio de emenda parlamentar. Foto: Edson Fernandes/Secom

“Esses cursos são ofertados para mulheres em situação de violência doméstica e vulnerabilidade social. Agora, elas podem empreender, gerar renda e não precisam mais viver com medo ou se submeter a companheiros abusivos por dependência econômica. A emenda do deputado Zezinho Barbary foi fundamental para permitir que elas possam se sustentar e manter suas famílias, por meio dos cursos que oferecemos”, ressaltou.

Durante o evento, algumas participantes destacaram a importância da formação. A aluna Maria Francisca Alves disse que o curso foi uma oportunidade. “Acabamos formando uma turma muito unida e ficamos tristes quando o curso terminou. Mas hoje nós temos experiência, todas as participantes. Somos gratas a todos que proporcionaram essa oportunidade. Criamos boas companhias e vamos levar adiante tudo o que aprendemos. Para o futuro, queremos colocar em prática esse aprendizado, produzir nossas tortas e bolos e contar com as amigas que também estão sendo certificadas hoje. Somos muito gratas a Deus e estão todos de parabéns”, disse.

“Somos gratas a todos que proporcionaram essa oportunidade”, disse a aluna certificada Maria Francisca Alves. Foto: Edson Fernandes/Secom

“Tenho focado em trazer recursos e colocá-los nas mãos de pessoas que realmente se preocupam em transformar esse investimento em resultados para a população. Não podia deixar de parabenizar a secretária Márdhia e toda a equipe, por estarem executando esse trabalho com responsabilidade e entregando resultados concretos”, disse o deputado federal Zezinho Barbary.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags: