Sorrisos alegres, olhares de esperança e novas perspectivas de vida. Essas foram as marcas da solenidade de certificação dos cursos de cabeleireira básico e avançado promovidos pelo governo do Estado, por meio das secretarias de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Mulher (Semulher) a partir das ações do Polo Digital da Seict, nesta quinta-feira, 18. Ao todo, 63 alunas dos bairros Cidade do Povo e de comunidades da Baixada da Sobral receberam os certificados.
A solenidade foi realizada no Memorial dos Autonomistas, centro de Rio Branco, e encerrou o ciclo de capacitações deste ano tanto na capital quanto nos demais municípios do interior do Acre. Luiz Baraúna, coordenador de Cursos Profissionalizantes do Polo Digital, explicou que a entrega dos diplomas, com carga horária de 60 horas, contemplou um total de quatro turmas atendidas nas duas regiões da cidade. Desse total, duas turmas foram atendidas em parceria com a Semulher.

“Os cursos foram pensados para gerar tanto uma qualificação profissional completa quanto uma oportunidade real de renda e autonomia para essas mulheres. São formações com conteúdo teórico e prático, carga horária adequada e foco direto no mercado de trabalho. O Polo Digital atua para transformar trazer resultado concreto na vida das pessoas, levando qualificação profissional às comunidades que mais precisam. Foi emocionante ver a felicidade de todas”, declarou Baraúna.
Aluna do curso básico, a manicure Jéssica Ferreira se disse muito feliz em concluir a etapa. Para ela, a profissionalização como cabeleireira vai potencializar a atuação no mercado e atrair novos clientes. “Estou realizada com a oportunidade dada pelo governo. Como chefe de família, é gratificante iniciar em uma nova área. Gostei muito, foi maravilhoso. Agora vou complementar minha renda, já que a área da beleza sempre está em alta, principalmente no fim de ano”, disse.

Titular da Seict, Assurbanípal Mesquita observou que a entrega dos certificados representa uma conquista não apenas para as alunas, mas também para o desenvolvimento da educação e capacitação profissional no estado. “Isso permite que as pessoas tenham ingresso imediato no mercado de trabalho, podendo ter seus próprios negócios. Esse momento representa de forma concreta a grande diretriz estabelecida pelo governador Gladson Camelí: cuidar bem das pessoas”.
Joelda Pais, diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Semulher, enfatizou que a parceria com a Seict faz parte da estratégia de levar profissionalização, geração de renda e aumento da qualidade de vida do público feminino em todo o Acre. “Os cursos também dão mais autonomia, emponderamento e fortalecimento da cidadania das mulheres que participam. A área da beleza é muito próspera no estado, então é propício impulsioná-las a ter renda própria”, finalizou a gestora.





