Estado cede dois veículos para apoiar pesquisas florestais realizadas pela Ufac

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente está investindo mais de R$ 1 milhão em pesquisa de atividades florestais madeireiras e não madeireiras até o final de 2021. Nesta terça-feira, 11, uma caminhonete equipada com guincho e um quadriciclo foram cedidos, a título de empréstimo, à Universidade Federal do Acre para apoiar as pesquisas em campo.

Uma caminhonete equipada com guincho e um quadriciclo foram cedidos pelo Estado  à Universidade Federal do Acre para apoiar as pesquisas em campo Foto: Assessoria Ufac.

O investimento faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA) que está na fase II, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, e a reitora da Ufac, Guida Aquino, assinaram o termo de cessão com duração de dois anos. “O governador Gladson Cameli nos orientou a apoiar as pesquisas e fortalecer os vínculos entre o governo e as instituições de ensino, principalmente para beneficiar quem está na ponta. Sabemos que muitas pesquisas estão em andamento dentro das unidades de conservação estaduais e, além dos veículos, colocamos também à disposição as estruturas das Ugais”, disse o secretário.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, e a reitora da Ufac, Guida Aquino, assinaram o termo de cessão com duração de dois anos Foto: Assessoria Ufac

A Unidades de Gestão Integradas (Ugais) são bases de apoio logístico para as equipes que estão em missões nas florestas públicas. “Parcerias como a firmada com a Sema têm fortalecido o ensino e a produção acadêmica da única universidade pública do Acre, ações fundamentais manter a geração de conhecimento”, disse Guida Aquino.

Além dos veículos, a Sema também enviou equipamentos. O coordenador do mestrado em Ciência Florestal (Ciflor) da Ufac, Thiago Cunha, informou que alguns equipamentos entregues anteriormente já estão instalados em áreas de pesquisa. “Outros equipamentos científicos ainda estão em processo de compra pela Sema para atender os docentes do Programa”.

Reunião para tratar sobre a parceria aconteceu nesta terça-feira Foto: Assessoria Ufac.

Também estiveram presentes na entrega, o chefe da Divisão de Desenvolvimento Florestal da Sema, Quelyson Lima, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac, Margarida Carvalho, o diretor de Pós-Graduação da Ufac, Lisandro Soares, e o vice-coordenador do Ciflor, Farley Souza.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest