Estado capacita servidores do PS de Rio Branco sobre sistema de faturamento

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), está capacitando a equipe do Pronto-Socorro de Rio Branco que trabalha com o processo de cadastro e faturamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A capacitação está sendo realizada no auditório da unidade e conta com a participação de 26 profissionais, estendendo-se até a sexta-feira, 1º de outubro.

O objetivo é auxiliar gestores, profissionais de saúde e equipe técnica do setor de faturamento hospitalar. Foto: Junior Aguiar/Sesacre

O objetivo é auxiliar gestores, profissionais de saúde e equipe técnica do setor de faturamento hospitalar, para qualificar as informações apresentadas nos sistemas, uma vez que se trata de informações de grande relevância para o planejamento das ações de saúde. Esses dados retratam a situação epidemiológica e sanitária do estado e municípios, bem como as maiores demandas de atendimentos, como exames e tipos de consulta, por parte da população.

Além disso, fornecem os valores de faturamento que cada hospital do SUS do Estado executa, e esses valores servem de base para que o Ministério da Saúde defina os valores a serem repassados aos estados e municípios.

“Esta oficina é o primeiro passo para a realização de um projeto sonhado pela equipe do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação (DRCA) da Sesacre. O planejamento deste trabalho começou no final de 2019, mas com a pandemia de Covid-19 foi necessário adiar. E agora podemos executá-lo”, destacou a diretora do DRCA, Adriana Salomão.

Cerca de 26 profissionais do PS participaram da capacitação. Foto: Junior Aguiar/Sesacre

Entre as atribuições do DRCA, está o monitoramento e avaliação dos sistemas de informações do SUS, relacionados ao cadastro de estabelecimentos de saúde e ao faturamento dos atendimentos executados. Esses sistemas são:

  • Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES): sistema que fornece informações da rede assistencial, como a identificação da unidade, serviços executados e número de leitos, entre outras informações. Ele é base para todos os demais sistemas de informações do SUS. É acessível para consulta por toda a população por meio do site http://cnes.datasus.gov.br/pages/estabelecimentos/consulta.jsp;
  • Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS): sistema que registra todos os atendimentos provenientes de internações hospitalares, incluindo diagnóstico médico e perfil dos pacientes;
  • Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS): sistema que registra todos os atendimentos ambulatoriais, como os procedimentos realizados nas UPAs, consultórios, policlínicas, entre outros estabelecimentos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter