estratégia

Estado capacita profissionais da saúde para vacinação contra Covid-19

Seguindo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo de Imunização Estadual iniciou nesta quarta-feira, 13, o treinamento de capacitação que visa a implantação dos protocolos da vacina contra a Covid-19.

O treinamento contou com a presença de gestores e coordenadores municipais do Baixo Acre, entre eles, dos municípios de Bujari, Sena Madureira, Plácido de Castro, Jordão e Santa Rosa. De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização e Rede de Frio, Renata Quiles, as capacitações terão início pelo Baixo Acre, e em seguida no Alto Acre e Juruá, de forma simultânea, nos dias 18, 19, 21 e 22.

Treinamento contou com a presença de gestores e coordenadores municipais do Baixo Acre Foto: Odair Leal/Secom

“Espera-se que a capacitação auxilie os diversos trabalhadores da saúde, de forma que possam desempenhar suas funções nas estratégias adotadas, de rotina e de operações massivas, ampliando a oferta de vacinas e demonstrando o alcance da capacidade da rede do Sistema Único de Saúde nos seus níveis de gestão”, afirma Renata Quiles.

O objetivo, segundo o secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, é que além das qualificações, o processo ocorra de forma organizada e segura. “A capacitação é para que os profissionais dos municípios já possam estar se organizando e se preparando. Prezamos pelo cuidado para tudo ocorra de forma eficaz e segura”, disse o secretário.

O objetivo, segundo o secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, é que além das qualificações, o processo ocorra de forma organizada e segura Foto: Odair Leal/Secom

No Plano de Operacionalização, as atividades da sala de vacinação serão desenvolvidas pela equipe de enfermagem treinada e capacitada para os procedimentos de manuseio, conservação, preparo e administração, registro e descarte dos resíduos resultantes das ações de vacinação.

A chefe do Núcleo de Imunização e Rede de Frio, Renata Quiles, destaca que a programação de treinamento, capacitação, monitoramento e avaliação das estratégias de vacinação será tanto na modalidade presencial quanto a distância.

Programação de treinamento, capacitação, monitoramento e avaliação das estratégias de vacinação será tanto na modalidade presencial quanto a distância Foto: Odair Leal/Secom

“Os profissionais também estarão recebendo um curso online de capacitação a distância pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Será um conteúdo que estará disponível na própria plataforma da Fundação a todos que estão envolvidos com a vacinação da Covid-19. A perspectiva é de 250 profissionais”, encerrou.