melhorias

Estado atende moradores do Ramal Belo Jardim e entrega obras que fortalecem a produção

O Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), em atenção aos moradores da comunidade do Ramal Belo Jardim, em Rio Branco, promoveu obras de infraestrutura na estrada vicinal. Foram investidos mais de R$ 300 mil em melhorias numa região onde moram cerca de 1.200 moradores, que foram atendidos com serviços executados pela autarquia em 20 quilômetros.

Produtor de farinha ressalta importância para exportação do produto. Foto: Eduarda Oliveira/Deracre

“O Ramal Belo Jardim não é de responsabilidade do Estado. No entanto, esse é mais um trabalho executado pelo Deracre, seguindo uma determinação do governador Gladson Cameli, que prontamente atendeu ao pedido da comunidade do Belo Jardim e garantiu a intervenção na estrada”, destacou o presidente do Deracre, Petronio Antunes.

O Deracre atuou na localidade com trabalhos de manutenção preventiva e corretiva, em 12 quilômetros da estrada. De acordo com o morador Raimundo Carvalho de Souza, 75 anos, muitos produtores agrícolas perdiam sua produção devido à falta de acesso para levar até a cidade.

Raimundo relata experiências vividas na época em que o ramal se encontrava intrafegável. Foto: Eduarda Oliveira/Deracre

“Cansei de ver produtor sair daqui com seus produtos sendo carregados nas costas até a beira do rio e somente assim levar a produção até o mercado municipal de Rio Branco”, afirmou.

Carvalho destaca que o Ramal Belo Jardim é um dos maiores produtores agrícolas da região, conhecido por uma forte produção de banana, farinha, cajá, goma e tucupi. Além disso, serviços como saúde e educação foram possibilitados devido ao trabalho executado pelas equipes da autarquia, garantindo o acesso e retorno dos alunos da escola, além da entrega de remédios em casa e atendimento médico feito no posto de saúde.

Uma das primeiras residentes do ramal presencia mudanças e consegue ter acesso a serviços essenciais. Foto: Eduarda Oliveira/Deracre

“A minha sogra é uma das primeiras moradoras do ramal e viu de perto a realidade de antigamente e hoje, graças à equipe do Deracre, ela consegue receber atendimento médico em casa”, disse.

A reestruturação do ramal contou o trabalho de mais de 30 agentes técnicos do Deracre, que realizaram serviços de limpeza de camada vegetal, regularização e reforço do subleito, terraplanagem, drenagem e aplicação de revestimento primário. Para o produtor agrícola, Josué Jerônimo, 64 anos, afirma que existia muitos críticos que foram restaurados pelos trabalhadores do Deracre e que a obra representou diversas mudanças em sua rotina do dia a dia.

Jerônimo conta que vendeu a canoa e utiliza a estrada para levar seus produtos até a cidade. Foto: Eduarda Oliveira/Deracre

“Hoje eu não preciso mais da canoa para transportar a farinha  pelo Rio Acre, pois agora conto com um ramal trafegável e é por ele que levamos nosso produto para a cidade”, enfatiza.

De acordo o presidente da Associação de Moradores do Catuaba, Cícero Medeiros Brandão, 57 anos, conhecido como “Pita”, na estrada vicinal há mais de 5 anos não ocorriam manutenções como as que foram executadas pelo Deracre.

Presidente da associação comemora melhorias para a comunidade. Foto: Eduarda Oliveira/Deracre

“Nos mobilizamos e pedimos ao Deracre e prontamente fomos apoiadas e hoje nós temos condições de exportar nossos produtos para a cidade. Nos sentimos valorizados com essa obra executada”, afirma o presidente da associação.

Medeiros ressaltou a presença do governo e do Deracre na comunidade e falou do impacto na vida dos moradores e anseios do Ramal Belo Jardim.

“Se tem ramal, tem saúde, tem segurança. Então, em nome dos moradores, agradeço ao governador Gladson Cameli e ao presidente do Deracre, Petronio Antunes, por mostrar que o Estado está em sintonia com os desejos da população”, disse Pita.

Ramal Belo Jardim recebeu serviço de revestimento primário em mais 12 quilômetros. Foto: Eduarda Oliveira/Deracre

De acordo com o diretor de Operações do Deracre, Ronan Fonseca, a autarquia também executou operação tapa-buraco em 7 quilômetros da estrada com serviços de recuperação dos pontos danificados, tais como sub-base, base e aplicação da nova massa asfáltica.

Deracre realizou operação tapa-buraco em 5 km de trecho pavimentado com asfalto. Foto: Eduarda Oliveira/Deracre

A intervenção contou com a utilização de três caçambas trucadas, um rolo compactador, um caminhão-pipa, um rolo compactador liso, duas retroescavadeiras e trabalho de 30 agentes técnicos.

“Neste trabalho tivemos um grande empenho das equipes do governo trabalhando para levar o acesso das famílias que foram no Deracre, fizeram seu pedido e prontamente atendemos com trabalho e estamos vendo o reconhecimento da população da comunidade”, destacou o diretor.