Estado assina termo de fomento para apoiar cadeias produtivas sustentáveis no Juruá

O governo do Estado, por meio do Programa REM Acre – Fase II, que é coordenado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), por intermédio da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) e das Secretarias de Agricultura (Seagri), e de Turismo e Empreendedorismo (Sete), assinou neste sábado, 3, em Cruzeiro do Sul, um termo de fomento destinado a apoiar cadeias produtivas sustentáveis no Vale do Juruá.

Termo de fomento, com valor superior a R$ 1 milhão, vai beneficiar cooperativas e associações da região. Foto: Marcos Santos/Secom

O repasse superior a R$ 1 milhão, realizado pela Funtac, visa fortalecer projetos da Cooperativa dos Produtos de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Nova Cintra (Coopercintra), da Associação das Mulheres Rurais Unidas por Liberdade e Amor (Amuralha), da Sociedade Agrícola (Acenom) e da Associação dos Pequenos Produtores e Produtoras Rurais do Lago do Tapiri.

Os editais de subvenção Boas Ideias Geram Impacto ampliam o apoio aos provedores de serviços ambientais, que promovem iniciativas e ações com a premissa da floresta em pé, não permitindo nenhuma ação que propicie desmatamento, exclusão de gênero ou aplicação de investimento ou atividades ilegais.

Iuçara Souza: “É uma forma de atender homens e mulheres que sobrevivem da floresta e colaboram para mantê-la em pé”. Foto: Marcos Santos/Secom

“É uma iniciativa inovadora, um projeto piloto em que o governo do Estado e parceiros visam propiciar às comunidades condições necessárias para que se estruturem e, consequentemente, desenvolvam-se. O termo de fomento garante aos produtores um trabalho mais célere e com mais qualidade. É uma forma de atender homens e mulheres que vivem da floresta e colaboram para mantê-la em pé”, ratificou Iuçara Souza, presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

Também se fizeram presentes à solenidade Marcos Pereira, chefe do escritório da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) em Cruzeiro do Sul; o coordenador regional do Procon no Juruá, Vasco de Souza Júnior; o representante do gabinete do governo no Juruá, Francisco Gomes; além de representantes de pastas, autarquias e departamentos governamentais na região.

Investimento que transforma ideias em realidade

A ideia de produzir chocolate como fonte de renda surgiu na cozinha da família de Eliana Augusto de Souza, que é moradora do Ramal 12, zona rural de Cruzeiro do Sul.

O sonho de potencializar a produção de chocolate no Ramal 12, em Cruzeiro do Sul, começa a se tornar realidade. Foto: Marcos Santos/Secom

“Tudo é feito de forma manual: moemos o cacau e o torramos na nossa casinha. O resultado é um produto aprovado pela família, amigos e vizinhos”, relata Eliana, que é presidente da Sociedade Agrícola (Acenom).

Incentivo apoia cadeias produtivas sustentáveis no Vale do Juruá. Foto: Diego Silva/Secom

O investimento repassado à Acenom começa a transformar em realidade o sonho de mecanizar os serviços dos produtores, que planejam usar o recurso para construir a agroindústria de cacau na região. “É o sonho que começa a se tornar realidade para 25 famílias. Estamos felizes, pois sabemos que é o início de um trabalho que vai levar o nosso produto [o cacau] para outros lugares do Brasil”, observa Eliani.

Programa REM Acre

O Programa REM é fruto de cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e Reino Unido, por meio do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ), e do Departamento de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido (DESNZ), por meio do KfW, para implementação de projetos voltados à conservação das florestas que, por meio de diversos órgãos, beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.

O que disseram

“A assinatura do termo de fomento é um exemplo do sucesso da política do Estado, que tem como foco o cuidado com a vida das pessoas. É um registro da presença efetiva do governo na vida da população e de que o trabalho feito em parceira gera desenvolvimento”

Francisco Gomes, representante do Gabinete do Governador no Juruá.

Francisco Gomes: “O trabalho feito em parceira gera desenvolvimento”. Foto: Marcos Santos/Secom

“O governo do Estado, por meio do Programa REM, tem sido um grande parceiro. Com os incentivos, os produtores melhoram a estrutura das associações e cooperativas, além de ampliarem seus conhecimentos. O uso da floresta para sobrevivência acontece, e de forma sustentável”.

Valdomiro Rocha, presidente no Acre do Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras ( Sistema OCB), que é vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter