O governo do Acre, por meio da Secretaria de Habitação e Urbanismo (Sehurb), apresentou na tarde desta quinta-feira, 13, na Biblioteca Pública, o projeto de construção da Ponte do Quinze, que será a quinta de Rio Branco sobre o Rio Acre. A apresentação, destinada aos moradores da região e aberta ao público geral, foi realizada durante uma audiência pública.
O principal objetivo da obra é melhorar a mobilidade da região, oferecendo uma rota alternativa entre os bairros Aeroporto Velho e Quinze, na capital, reduzindo pela metade o tempo de percurso. Além disso, a área será beneficiada com um novo acesso, denominado Avenida da Juventude, um parque de esqueite, e a urbanização do Boulevard Monteiro.
A diretora operacional da Sehurb, Ariadne Lemos, destacou que a nova ponte e as melhorias na infraestrutura não só vão desafogar o trânsito, mas também valorizar o comércio local e os bairros envolvidos. “A construção do skatepark e a urbanização da área ao redor trarão benefícios significativos para a população, incluindo iluminação pública, ciclovias, estacionamentos e áreas de recreação”, afirmou.
Impacto na mobilidade
Com a construção da Ponte do Quinze e da Avenida da Juventude, o trajeto da Baixada da Sobral até o centro será reduzido em cerca de 10 km, o que diminuirá o volume de tráfego em vias arteriais, como as avenidas Ceará e Minas Gerais.
Nídia Souza, residente no bairro Aeroporto Velho, foi a representante de um grupo de moradores que expressaram sua satisfação com a construção. “Nós, moradores da Baixada, estamos felizes com esse novo projeto. Sabemos que haverá desafios com as desapropriações, mas acreditamos que será ótimo para o crescimento da cidade. Há muito tempo sonhávamos com esta ponte, que liga o bairro Quinze à Baixada”.
A nova ponte e as melhorias associadas têm um prazo de execução de dois anos, sendo executadas em uma área de intervenção de mais de 53 m². Segundo o titular da Sehurb, Egleuson Santiago, com a conclusão desse projeto, a capital só tem a ganhar. “Essa obra é um investimento de mais de 80 milhões de reais pelo governo do Acre, que vai ajudar a trafegabilidade e diminuir o tempo de deslocamento. Os moradores da Baixada da Sobral, em vez de irem ao centro para acessar o Segundo Distrito, já terão acesso direto. Então, é uma estrutura importante para Rio Branco”, ressaltou.