Primeira Infância

Estado apresenta ações do Programa Criança Feliz em live nacional

O governo do Acre, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), participou nesta segunda-feira, 9, da programação do governo federal para o projeto Mês da Primeira Infância: O Brasil do Futuro Começa Agora. O evento foi realizado online na plataforma Zoom e transmitido pelo Facebook do governo do Estado.

No evento, foram apresentadas as atividades e o papel desenvolvido pelo Estado nas ações voltadas à primeira infância e no Programa Criança Feliz, com a exibição do vídeo “Relato de experiência no Acre: atividades culturais das crianças da comunidade indígena Kaxinawá no contexto do Programa Criança Feliz no município Jordão”. O intuito foi mostrar o acompanhamento feito pela equipe técnica do Estado e os resultados do maior programa de visitação domiciliar do mundo.

No evento foram apresentadas as atividades e o papel desenvolvido pelo Estado nas ações voltadas à Primeira Infância. Foto: Pedro Devani/Secom

A primeira-dama Ana Paula Cameli ressaltou o importante trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Estado junto a esse público: “Cuidar das nossas crianças é prioridade do Estado e principalmente do governador Gladson Cameli. A nossa maior conquista foi a sanção da Lei do Orçamento da Criança e Adolescente (Ocad), especificando-o no Orçamento Anual do Estado”.

Ana Paula também explicou que a iniciativa traz mais transparência para a aplicação dos recursos no orçamento anual, que compreende educação, saúde e assistência social, garantindo a efetividade dos direitos constitucionais desse grupo.

Ana Paula também explicou que a iniciativa traz mais transparência para a aplicação dos recursos no orçamento anual. Foto: Pedro Devani/Secom

O líder e representante dos povos indígenas no Acre, Manoel Kaxinawá, salientou a abordagem que a equipe técnica tem junto às famílias indígenas e a integração das políticas públicas. “A atuação do trabalho em conjunto tem feito diferença; uma ação integrada com a educação e a saúde se reflete no atendimento às nossas crianças”, observou.

Líder e representante dos povos indígenas no Acre, Manoel Kaxinawá. Foto: Pedro Devani/Secom

Durante todo mês de agosto, o Ministério da Cidadania realizará uma vasta programação, online, em alusão ao Mês da Primeira Infância, com o objetivo de promover e dar visibilidade à pauta da primeira infância no Brasil. As atividades são compostas por palestras e debates e se iniciaram na segunda-feira, 2, e serão concluídas no dia 31.

Durante todo mês de agosto, o Ministério da Cidadania realizará uma vasta programação, online, em alusão ao Mês da Primeira Infância. Foto: Pedro Devani/Secom

Programa Criança Feliz

O programa federal Criança Feliz tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Estado presta apoio técnico aos municípios, como planejamento, monitoramento administrativo e financeiro e acompanhamento in loco.

Titular da SEASDHM, Ana Paula Lima. Foto: Pedro Devani/Secom

“Entendemos que para que as crianças sejam prioridade num governo e que, principalmente, tenham um bom desenvolvimento, é necessário que a política pública chegue e bata à porta das famílias mais vulneráveis. Esse é o tipo de atendimento previsto no Programa Criança Feliz, por meio da visitação familiar”, destacou a titular da SEASDHM, Ana Paula Lima.

Assista ao vídeo apresentado durante a Live: