Estado amplia promoção do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos em estabelecimentos de Acrelândia

Com o intuito de aumentar o número de empresas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), promove uma caravana do Cadastur nos municípios. Entre 14 e 15 de abril, a equipe da Sete visita estabelecimentos de Acrelândia.

“O registro no Cadastur, do Ministério do Turismo, é importante para todos que exercem atividades que atendam turistas e visitantes, como meios de hospedagem, transporte, restaurantes, guias, entre outros. O turismo é um grande guarda-chuva. Ele engloba diversos segmentos, e a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo tem feito seu papel em levar temas tão importantes como este para os municípios”, enfatizou Marcelo Messias, secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo.

Sete promove registro do Cadastur em estabelecimentos de Acrelândia. Foto: Bruno Moraes/Sete

Jackson Viana, diretor de Turismo da Sete, destaca que a meta da pasta é ampliar o número de cadastros, especialmente os empreendimentos que não são obrigatórios, como é o caso dos bares e restaurantes. “É uma visita que nós temos feito in loco em todos os empreendimentos dos municípios que podem ser cadastrados no Cadastur para explicar a importância de fazer parte do cadastro, o acesso à oportunidade de financiamento, a responsabilidade de se enquadrar como um empreendimento cadastrado, um empreendimento regular”, diz.

De acordo com Priscila Fernanda Brito, chefe da Divisão do Cadastur da Sete, a pasta realiza ações de mobilização e cadastramento de prestadores de serviços que atendem ao turista em Acrelândia. “A equipe se reuniu com o prefeito do município e com a secretária de Cultura para tratativas em relação ao Cadastur. Na ocasião, firmamos parcerias e reforçamos o convite para o Encontro de Gestores e Trade Turístico, que acontecerá em Rio Branco”, explica.

Prefeito de Acrelândia, Olavo Francelino de Rezende; a secretária de Cultura do município, Ana Karen Oliveira Mendonça; e a equipe da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo. Foto: Bruno Moraes/Sete

Priscila Fernanda afirma, ainda, que a equipe realizou cadastro durante visitas em restaurantes e hotéis da cidade. Além de Acrelândia, Plácido de Castro também faz parte da caravana do Cadastur. “No dia 17 de abril teremos uma reunião com o prefeito e secretário de Turismo do município para realizarmos as mesmas tratativas e apresentarmos o Cadastur, reforçando nossas parcerias”, ressalta.

Cadastur

O Cadastur é um registro do Ministério do Turismo (MTur), por meio do qual é possível que o governo tenha um mapeamento dos empreendimentos do segmento. O certificado do cadastro, emitido pelo MTur, permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a lei do turismo. O cadastro é obrigatório para diversas categorias de prestadores de serviços, como agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas, entre outros. No Acre, mais de 500 empreendimentos estão registrados no Cadastur.

O empreendedor que realizar o registro poderá ter acesso a diversos benefícios e vantagens, como financiamento por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; e visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags:

plugins premium WordPress