Estado amplia acesso à educação em áreas rurais de Cruzeiro do Sul ao entregar veículo adaptado

A Escola Rainha da Floresta, situada no Ramal 3, em Cruzeiro do Sul, recebeu, na manhã desta segunda-feira, 18,  um veículo escolar tipo marruá, para garantir o transporte adequado dos alunos na região.

Veículo foi entregue à Escola Rainha da Floresta. Foto: Gledisson Albano/SEE

A instituição, que atende aproximadamente 200 estudantes do ensino fundamental e médio, desempenha um papel importante ao abranger uma demanda que se estende por diversos ramais, incluindo o Ramal 13, com 15 alunos, e o Ramal João Cambão, com 26 estudantes.

Aluna, Elma Clara Costa, comemora a chegada do transpote. Foto: Gledisson Albano/SEE

A aquisição do veículo representa uma resposta direta às dificuldades enfrentadas pelos alunos que residem em áreas distantes da escola. Elma Clara da Costa Figueiredo, aluna do 9º ano, compartilhou suas experiências desafiadoras ao chegar à instituição, relatando: “Quando chove, eu venho a pé, tenho que atravessar o igarapé, enfrentar muita lama. Eu saio de madrugada, às duas horas da madrugada, para chegar às seis horas aqui. É muito longe e corro muito perigo. Já tive que fugir de cobras e a situação é ruim. Tem várias crianças que também vêm a pé de lá. Tem criança que estuda no 5º ano, e eu sou a aluna que mora mais longe. Então, com o carro aqui na escola agora vai melhorar bastante. Era algo muito aguardado por nós. Um sonho”.

A diretora da escola, Ivanete Rocha, enfatizou a importância do veículo adaptado para a comunidade escolar, destacando os benefícios que o transporte trará aos alunos. “A gente estava precisando. Agora, com o veículo, teremos mais qualidade no ensino, porque as crianças chegarão mais dispostas. Eles andavam até quatro horas a pé. Agora, não há mais motivo para os alunos faltarem devido ao acesso. A qualidade de ensino e a frequência dos alunos vai melhorar bastante”.

Alguns dos alunos que serão beneficiados com o novo veículo. Foto: Gledisson Albano/SEE

Ruth Bernardino, coordenadora-geral da representação da Secretaria de Educação em Cruzeiro do Sul, ressaltou o compromisso do governo do Estado com a educação. “Está havendo o investimento da Secretaria com esse carro para atender à demanda dos alunos que estavam sem transporte. É uma força-tarefa do governo do Estado, também da Secretaria de Educação, para, na medida do possível, atender a essas necessidades das comunidades distante”, disse.

A aquisição desse veículo adaptado representa um passo significativo para melhorar o acesso à educação para os alunos das áreas remotas de Cruzeiro do Sul. A comunidade escolar está otimista de que isso contribuirá para um ensino de maior qualidade e uma frequência mais regular dos alunos. Este investimento demonstra o compromisso contínuo do governo do Estado do Acre em proporcionar uma educação acessível e de qualidade para todos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter