Estado alerta sobre saúde respiratória e extrema seca no Govcast

O Govcast, o podcast oficial do governo do Acre, desta quinta-feira, 12, se volta para alertar a população quanto à atual situação de emergência de extrema seca e à iminente possibilidade de desastre decorrente do desabastecimento do sistema de água no estado.

Conversa abordou questões climáticas, cuidados com o meio ambiente e a saúde da população. Foto: Alisson Oliveira/Secom

Com a participação da chefe da Sala de Situação e Monitoramento Ambiental (Sisma), Ylza Silva, e do chefe da Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Edvan Meneses, foram levantados tópicos como a atual situação climática, queimadas e problemas de saúde ocasionados pelo clima.

Influência do fenômeno El Niño e as previsões meteorológicas indicam que a escassez de chuvas persistirá pelos próximos 90 dias. Foto: Alexandre Noronha/Sema

A situação climática no Acre tem sido agravada pela influência do fenômeno El Niño, que resultou em chuvas abaixo do esperado, causando uma seca severa nunca antes vista na região. 

Sesacre tem tomado medidas preventivas, como a abertura de leitos para tratar pessoas com problemas respiratórios relacionados à fumaça. Foto: Odair Leal/Secom

A chefe da Sisma destacou: “Neste momento crítico, a união e a conscientização da população são essenciais para enfrentar os desafios impostos pela extrema seca no Acre”. Ela informa que para obter informações atualizadas sobre previsões de chuva e qualidade do ar, a população pode acessar o site da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema): https://sema.ac.gov.br/sala-de-situacao/ ou ingressar no grupo no WhatsApp por meio do link: https://chat.whatsapp.com/JqDEL8nnWefAvIcfiUqhBP .

“Com uma inteligência atuante, monitoramos o nível dos rios, as possibilidades de chuvas e demais fenômenos climáticos”, ressalta Ylza Silva. Foto: Alisson Oliveira/Secom

Quanto a melhores cuidados durante o tempo seco e as crises hídricas, Meneses aconselhou: “Temos que pensar no cuidado frente às crises respiratórias ocasionadas por queimadas, além da qualidade da água consumida. Com uma alimentação e hidratação adequadas, junto de menores exposições ao sol em momentos de calor extremo e sempre utilizando protetor solar”.

Evidenciando a importância da conversa entre Saúde, Meio Ambiente e Comunicação, Edvan Meneses ressalta: “Tão importante quanto fazer saúde é informar a população sobre cuidados e prevenção”. Foto: Alisson Oliveira/Secom

O programa, de conteúdo informativo sobre as ações e serviços do governo do Acre, foi gravado nos estúdios da Rádio Aldeia, em Rio Branco, apresentado pelos jornalistas Jefson Dourado e Diego Gurgel, com transmissão no Youtube, redes sociais do governo e nas rádios Aldeia FM e Difusora Acreana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter