Teve início nesta quarta-feira, 6, as inscrições (via internet) para provimento de vagas ofertadas pelo Governo do Estado, no âmbito da educação profissional, em cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs), na modalidade de educação a distância (EaD). As inscrições seguem até o dia 18 de maio.
De acordo com o Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), são mais de mil vagas ofertadas na capital e no interior do estado para cursos de diversas áreas, administração, finanças, saúde, contabilidade, turismo, informática e marketing, entre outras. Todos com carga horária entre 160 e 240 horas.
Rio Branco possui o maior quantitativo de vagas; são 510 no total. Em seguida, Cruzeiro do Sul com 210, Plácido de Castro com 150 e Acrelândia com 120. Brasileia e Sena Madureira possuem 60 vagas cada uma, seguidas por Tarauacá e Senador Guiomard com 30 cada.
Os interessados em se profissionalizar em tempos de isolamento social e dar uma otimizada no currículo e na carreira devem acessar o link https://forms.gle/tex2A3ENUsRrzByU6 para preencher o formulário de inscrição, que também será disponibilizado no endereço eletrônico http://ead.ieptec.ac.gov.br.
A viabilidade da oferta dos cursos é fruto de uma articulação do governo do estado com o governo federal, por meio do programa Novos Caminhos, do Ministério da educação (MEC), que estimula o empreendedorismo e o ensino profissional e tecnológico no país.
São mais de mil vagas ofertadas na capital e no interior do estado Foto: Divulgação
“A forma de seleção será, prioritariamente, por ordem de inscrição”, ressalta o presidente do Ieptec, Francineudo Costa. Todavia, em casos de empate, pessoas com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com maior idade no ato da inscrição possuem prioridade.
Conforme previsto no edital de seleção de educandos publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, não será permitido realizar dois cursos ao mesmo tempo. Isso quer dizer que, após realizar inscrição e passar por um critério de seleção, o candidato, se apto, será matriculado no curso escolhido como primeira opção.
Caso o número de vagas disponibilizado ao curso pretendido já esteja devidamente preenchido, a matrícula ocorrerá sistematicamente na segunda opção do candidato.
A lista dos candidatos contemplados nas vagas e para cadastro de reserva será divulgada pelo Ieptec no dia 20 de maio, no endereço eletrônico http://ead.ieptec.ac.gov.br.
A previsão é que os cursos comecem já no dia 25 de maio e sejam concluídos no dia 30 de setembro.